Região Brasil

Nos EUA, Lula faz críticas à estrutura da ONU e pede reforma

Lula chamou a estrutura da ONU de “arcaica” e pediu “coragem” para romper o ciclo vicioso

Autor
Nos EUA, Lula faz críticas à estrutura da ONU e pede reforma
Foto: Divulgação / Governo Federal

Nessa quarta-feira (25), em um evento do G20, no prédio das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a estrutura da ONU (Organização das Nações Unidas).

PUBLICIDADE

O Brasil ocupa a Presidência do G20 até 30 de novembro de 2024. As críticas do presidente Lula destacaram que a ONU passa por uma “crise de confiança” e ressaltou a inclusão de mais países da América Latina e África em assentos permanentes nos comitês das Nações Unidas.

“Essa lógica excludente se reproduz em várias instâncias. Nos fundos verdes, países florestais e megadiversos são obrigados a dividir assentos enquanto os países ricos ocupam cadeiras exclusivas”, apontou Lula.

Lula chamou a estrutura da ONU de “arcaica” e pediu “coragem” para romper o ciclo vicioso dessa lógica.

“A comunidade internacional está correndo em círculos, trocamos o multilateralismo por arranjos unilaterais ou excludentes. Para romper esse ciclo vicioso, precisamos de coragem para mudar e empenho para superar as diferenças”, assinalou.

“Nossa capacidade de resposta é prejudicada pela falta de representatividade que afeta as organizações internacionais. Se os países ricos querem apoio do mundo em desenvolvimento, o sul global precisa estar plenamente representado nos principais fóruns de decisão”, completou.

Relacionadas