Região Mundo

Eleições na Venezuela: Maduro é declarado reeleito, mas oposição contesta resultado

Presidente teria recebido 51,2% dos votos, contra 44,2% de González

Autor
Eleições na Venezuela: Maduro é declarado reeleito, mas oposição contesta resultado
Presidente da Venezuela em evento da campanha eleitoral em 25 de julho, em Caracas. Foto: Jesus Vargas / Getty Images

O resultado das eleições na Venezuela saiu somente na madrugada desta segunda-feira (29). O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão que apura e divulga os resultados eleitorais no país, informou que, com 80% das máquinas de votação apuradas, foi possível declarar a vitória de Nicolás Maduro.

PUBLICIDADE

Segundo o CNE, o presidente recebeu 51,2% dos votos, contra 44,2% do candidato da oposição, Edmundo González. A oposição, porém, questiona o resultado e diz que seu candidato venceu com cerca de 70% dos votos, baseada em números registrados nas atas das sessões eleitorais.

Minutos depois do anúncio do CNE, Maduro fez seu primeiro pronunciamento e falou que o site do órgão sofreu um “ataque hacker” numa tentativa de “evitar que a população tivesse acesso aos resultados”.

O presidente diz que já governo já sabe que país coordenou o ataque. O CNE afirmou que já solicitou que seja iniciada “uma investigação sobre as ações terroristas perpetradas contra nosso sistema eleitoral, contra os centros de votação e contra os funcionários eleitorais”.

Maduro e as contestações eleitorais

Em 2013, quando houve um resultado muito próximo entre Nicolás Maduro e Henrique Capriles, a divulgação dos resultados também demorou. Naquela ocasião, apesar de uma tentativa de acordo entre os candidatos, Capriles não reconheceu a derrota, o que levou a dias de protestos e violência nas ruas da Venezuela.

O governo venezuelano tem alertado há semanas sobre a possibilidade de a oposição alegar fraude, enquanto a oposição temia que o governo não reconhecesse uma eventual derrota.

Relacionadas