Região Santa Catarina

Eleições 2022: MDB faz neste sábado a convenção mais indefinida de SC

MDB, Progressistas, Republicanos, PTB, União Brasil, PSD, e PSTU se reúnem para definir as candidaturas ao Governo

Autor
Eleições 2022: MDB faz neste sábado a convenção mais indefinida de SC
Antídio Linelli e Udo Döhler. Foto: Carlos Junior e Divulgação

Sete entre os principais partidos políticos de Santa Catarina farão neste sábado (23) suas convenções, ato que formaliza as candidaturas a governador, vice, senador e deputados federais e estaduais para as eleições de outubro deste ano. Entre as siglas com convenção agendada para esse dia, a maioria das atenções estarão voltadas ao MDB, que até o momento mantém indefinida sua situação. O encontro será na Alesc, no Auditório Deputada Antonieta Barros, a partir das 9h, com explanação do presidente estadual do partido, Edinho Bez, seguida do início da votação.

PUBLICIDADE

A indefinição entre os emedebistas segue entre uma candidatura própria do empresário Antídio Lunelli, ex-prefeito por duas vezes de Jaraguá do Sul, ou o apoio do partido à reeleição de Carlos Moisés, do Republicanos. Nesse caso, o vice de Moisés seria o ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler. A vaga para concorrer ao Senado pelo MDB também segue indefinida, e deve ser confirmada na convenção deste sábado.

A votação deve encerrar às 15h, quando inicia a contagem dos votos. Depois de sabido o resultado, haverá coletiva de imprensa. A convenção agrega 541 votos divididos em 458 de delegados municipais homologados na última convenção municipal — na ausência deles os suplentes; outros 71 de membros titulares do diretório estadual; nove dos deputados estaduais; três dos deputados federais. “Alguns delegados têm direito a mais de um voto”, explica o presidente do MDB, Edinho Bez.

Confira um video da noite de sexta (22) que mostra a Alesc preparada para receber a convenção do MDB no sábado (23):

Relacionadas