Região Mundo

Eleição nos EUA: Donald Trump declara vitória e agradece eleitores

Candidato republicano à presidência falou à apoiadores na Flórida

Autor
Eleição nos EUA: Donald Trump declara vitória e agradece eleitores
Foto: Reuters / via Agência Brasil

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, discursou na manhã desta quarta-feira (6) a eleitores em Palm Beach, na Flórida. Dessa forma, ele agradeceu o apoio e declarou vitória na eleição presidencial deste ano.

PUBLICIDADE

“Vamos ajudar o nosso país a se curar. Temos um país que precisa de ajuda. Vamos consertar nossas fronteiras. Fizemos história, superamos obstáculos e agora está claro que conquistamos a coisa mais incrível politicamente”, disse Trump.

“A América nos deu um mandato poderoso e sem precedentes”, acrescentou Trump. “Essa vitória nos permitirá fazer a América grande de novo”. Por fim, o ex-presidente ainda agradeceu os candidatos republicanos que conquistaram o controle do Senado americano, avaliando que o partido deve garantir, também, a casa baixa do Congresso americano, a Câmara dos Representantes.

Donald Trump acompanha apuração dos votos

Donald Trump está acompanhado de centenas de apoiadores que assistiram à contagem de votos no centro de convenções do condado de Palm Beach. Durante o evento, o vice de Trump, senador JD Vance, afirmou que a eleição de 2024 representou a “maior reviravolta política da história dos EUA”.

“Vamos conduzir a maior retomada econômica da história dos EUA, sob a liderança de Donald Trump”, declarou Vance. Até às 6h, entretanto, a previsão da imprensa não cravava a vitória de Trump, mas indicava o republicano como favorito para vencer a disputa pela Casa Branca, com 266 delegados. Contudo, sua adversária, a candidata democrata Kamala Harris, ainda não se pronunciou oficialmente.

Posteriormente, a vitória de Trump foi anunciada por volta das 7h30, depois de o republicano vencer o estado de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados. Ou seja: uma margem inalcançável para sua concorrente, ainda que a contagem de cédulas pelo país não tenha sido totalizada. 

Histórico político

Sendo assim, Trump está prestes a ser o 47º presidente dos Estados Unidos. Ele será o segundo na história dos Estados Unidos a ter dois mandatos não consecutivos. O republicano governou o país entre 2017 e 2021.

Aos 78 anos, ele também deve ser o mais velho a assumir a Presidência dos Estados Unidos, superando o recorde de Joe Biden. Sobretudo, também será a primeira vez que uma pessoa condenada pela Justiça governará o país.

Em maio deste ano, ele foi condenado por fraude contábil ao declarar como gasto de campanha um pagamento feito a uma ex-atriz pornô. O republicano ainda é réu em três processos diferentes, com dezenas de acusações.

E, mesmo eleito, ele terá de ir a julgamento. Em um dos processos, Trump é acusado de tentar reverter de forma ilegal o resultado das eleições presidenciais de 2020.

Além disso, o republicano é acusado ainda por 18 mulheres de crimes sexuais — três deles estupros — segundo um levantamento da rede de TV norte-americana ABC. Ele nega todos os casos.

Antes de chegar à Casa Branca, Trump construiu uma carreira empresarial de sucesso. O pai dele fez fortuna erguendo prédios nos bairros do Brooklyn e do Queens, em Nova York.

Em 1968, se formou em Economia na Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia e, em seguida, sucedeu o pai no comando da empresa familiar.

Enquanto o pai dele construía casas para a classe média, Trump optou pelas torres luxuosas, hotéis, cassinos e campos de golfe. Já nos anos 1980, ergueu diversos empreendimentos em Nova York, incluindo a Trump Tower e o Trump Plaza.

A fama como grande empresário também fez com que ele fizesse aparições constantes na TV e no cinema. Nos anos 2000, apresentou a versão americana do programa “O Aprendiz”.

Relacionadas