Região Grande Florianópolis

Despedida a Gabrielzinho reúne centenas de pessoas no Sambaqui

Corpo do vereador da Capital será sepultado às 16h, no Cemitério de Santo Antônio de Lisboa

Autor
Despedida a Gabrielzinho reúne centenas de pessoas no Sambaqui
Foto: Guararema News / exclusivo

Em Florianópolis, centenas de pessoas, entre amigos, familiares e seguidores se reúnem desde cedo nesta terça-feira (2), para prestar as últimas homenagens ao vereador Gabriel Meurer, o Gabrielzinho, que faleceu na segunda-feira. Aos 39 anos, Gabriel foi vítima de uma pneumonia, que se agravou por uma infecção bacteriana. A organização montou uma tenda sobre o gramado do campo de futebol do Triunfo, clube que fica no bairro Sambaqui, no Norte da Ilha, bairro onde Gabrielzinho nasceu e cresceu.

PUBLICIDADE

Desde as 8h, quando iniciou a cerimônia do velório, dezenas de coroas de flores começaram a chegar. Todas passaram a decorar o entorno da lona. Todavia, o corpo do parlamentar chegou por volta das 8h20, escoltado pela Guarda Municipal.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, João Cobalchini, informou que já conversou com o prefeito da Capital, Topázio Neto. A intenção é encontrar formas de prestar novas homenagens a Gabriel, que exercia seu segundo mandato consecutivo no Lgislativo de Florianópolis.

Além disso, no começo da tarde, a partir das 14h, será celebrada posteriormente uma missa de corpo presente, na Capela de Santo Antônio de Lisboa, a cerca de dois quilômetros da sede do Triunfo. Do mesmo modo, a igreja também fica exatamente ao lado do Cemitério do bairro, onde Gabriel será sepultado às 16h.

Foto: Suyanne Azevedo / Guararema News / divulgação

Nascido e criado no Sambaqui

Gabrielzinho nasceu em 14 de maio de 1985, e ainda nas primeiras horas de vida recebeu o diagnóstico de hipocondroplasia, uma forma menos grave de nanismo. A doença atinge o crescimento da cartilagem e prejudica o desenvolvimento do corpo.

Formado em Direito, Gabriel trabalhou como assessor jurídico do Procon, e pouco depois assumiu a direção do órgão. Posteriormente, se destacou na defesa dos direitos dos consumidores. Em 2016, se elegeu vereador em Florianópolis, sendo reeleito em 2020. Além disso, nos dois mandatos, defendeu os direitos das pessoas com deficiência e a transparência no serviço público.

No começo deste ano, após trocar o PSD pelo PL, Gabrielzinho assumiu a liderança do governo Topázio Neto (PSD) na Câmara de Vereadores. Logo após, seu nome passou a concorrer para assumir a vice-prefeitura na chapa que deve concorrer à reeleição, em outubro.