Região Santa Catarina

Deputado Mauro de Nadal assume o governo de Santa Catarina

Conheça a trajetória do deputado que comandará o Estado

Autor
Deputado Mauro de Nadal assume o governo de Santa Catarina
Foto: Arquivo / Alesc

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), passará o comando do Estado ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Mauro De Nadal. O ato de transmissão será neste domingo (7) às 20h na Casa d’Agronômica.

PUBLICIDADE

Durante uma semana Jorginho Mello estará em missão internacional a Portugal, entre os dias oito e 14 de julho em encontros que buscam novas parcerias. No mesmo período, a vice-governadora, Marilisa Boehm, também participará de outra missão internacional, desta vez ao Uruguai.

Carreira Política do governador em exercício

Esta será a primeira vez que o deputado Mauro De Nadal assumirá a liderança do governo do Estado. Em fevereiro de 2023, os deputados elegeram-o presidente da Alesc, quando um acordo de coalizão foi formado para que o MDB, seu partido, pudesse integrar a base governista. Natural de Caibí, no Oeste Catarinense, Nadal está em seu terceiro mandato como parlamentar estadual.

Antes, ele foi suplente e chegou a assumir a cadeira. Sua carreira política também inclui dois mandatos como prefeito da cidade de Cunha Porã, no extremo Oeste catarinense. O deputado tem 52 anos.

A viagem

A agenda de Jorginho Mello em Portugal visa estreitar laços com o país europeu. O objetivo, segundo o governo catarinense, é fortalecer as relações entre o estado e Portugal. Oportunidades de negócios e de cooperação nas áreas de tecnologia, turismo e comércio. Recentemente, a companhia aérea TAP anunciou um voo direto entre Florianópolis e Lisboa. Esta é a primeira rota sem escalas para o continente europeu a partir de Santa Catarina.

Secretários das pastas de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Turismo e Comunicação integram a comitiva catarinense. Entre os principais pontos da agenda, estão encontros com líderes governamentais, bem como com empresários portugueses para discutir estratégias de promoção do intercâmbio de conhecimento e inovação.

Além disso, a agenda inclui visitas ao Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), existente desde 1981 em Portugal, composto por um grupo de entidades que atua em conjunto para prestar assistência médica às vítimas de acidente ou doença súbita. Também realizarão uma visita à companhia TAP para traçar estratégias de promoção turística.

Ainda sobre o setor turístico, o governador, juntamente com os demais secretários irão analisar as melhores práticas do turismo religioso português, para promover ações em Santa Catarina que potencializem essa vocação catarinense. A comitiva também visitará um dos portos de Portugal, que é um grande hub mundial. No esporte, tratarão das ondas de Nazaré e Jaguaruna. O objetivo, dessa forma, é consolidar essa parceria entre localidades irmãs para a prática do surfe de grandes ondas.

Relacionadas