Região Brasil

COSUD: governadores do Sul e do Sudeste se reúnem em SC

A cerimônia de abertura está marcada para as 16h desta quinta-feira, em Florianópolis

Autor
COSUD: governadores do Sul e do Sudeste se reúnem em SC
Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG / COSUD

Os sete estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil vão estar representados na 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), em Florianópolis. A partir desta quinta-feira (21), governadores, vice-governadores, secretários de estado, técnicos e servidores estaduais vão debater os problemas comuns e buscar soluções que melhorem a vida da população.

PUBLICIDADE

Desse modo, seis governadores estão confirmados no encontro. A exceção, entretanto, é o Rio Grande do Sul, que deve enviar o vice-governador, Gabriel Souza. Isso porque o governador Eduardo Leite cumpre agenda fora do Brasil.

A prevenção a desastres naturais é um dos temas mais aguardados do encontro. Os governadores pretendem fortalecer a parceira entre os estados não só nas ajudas em meio a catástrofes, mas também na prevenção de acidentes.

Expectativa dos governadores para o COSUD

É com grande satisfação que Santa Catarina recebe o 12º Encontro do Cosud. Este é um momento de união e cooperação entre os estados para debater temas essenciais como Segurança Pública, Meio Ambiente, Economia, Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano. Juntos, podemos construir um Brasil mais forte, integrado e capaz de enfrentar os desafios do futuro”, afirmou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anfitrião do evento.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lembra que as decisões do grupo na economia podem ter reflexos positivos em todo o Brasil. Ou seja: não só nas regiões Sul e Sudeste.

“Na 12ª edição do Cosud, em Florianópolis, vamos avançar ainda mais em propostas que alavanquem o crescimento da economia brasileira. Atraindo – dessa forma – investidores e gerando emprego e renda de forma sustentável. O Cosud já é referência no debate e no desenvolvimento de políticas públicas no Brasil. Juntos, governadores do Sul e Sudeste provam que a união de esforços leva a soluções mais eficientes para demandas fundamentais dessas regiões”, pontuou o governador mineiro.

Programação

As delegações vão debater os temas Saúde, Educação, Segurança Pública, Governo, Economia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano. A extensa programação visa buscar soluções conjuntas para os problemas da população.

Juntos, os estados das regiões Sul e Sudeste representam mais de 114 milhões de brasileiros, aproximadamente 56,5% da população, e respondem por cerca de 70% do PIB nacional. Já neste primeiro dia, a programação começa com o credenciamento das comitivas, a partir das 12h.

A Câmara de Regulação se reúne a partir das 13h. A cerimônia de abertura está marcada para as 16h, com uma entrevista coletiva com os governadores prevista para as 18h.

Na sexta-feira (22), os trabalhos começam às 8h30 com as reuniões das Câmaras Temáticas e vão até as 17h, com um intervalo para o almoço.

São sete grupos que terão espaço para debater até dois assuntos distintos, assegurando um diálogo focado e produtivo entre os estados membros do consórcio. Tudo avalizado pelos secretários de estado das respectivas áreas.

O sábado (23) será dedicado ao encerramento do evento, às 10h, com a elaboração da Carta de Florianópolis. O documento, fruto da 12ª reunião do COSUD, trará as diretrizes formuladas pelos grupos temáticos e acordadas entre os estados. Na sequência, os governadores vão atender os veículos de imprensa, em entrevista coletiva, prevista para as 12h.

Relacionadas