A 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) começou nesta quinta-feira (21), no Costão do Santinho, em Florianópolis. Primeiramente, o anfitrião desta edição do encontro, governador Jorginho Mello, deu as boas-vindas aos representantes dos demais seis estados que compõe o grupo.
A vice-governadora Marilisa Boehm também esteve presente na abertura. Além disso, participam do encontro, que vai até o próximo sábado (23), os governadores do Rio de Janeiro, de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná, além do vice-governador do Rio Grande do Sul.
Além disso, acompanham os trabalhos secretários de Estado, técnicos e servidores estaduais. No total, são quase 500 pessoas focadas em encontrar soluções para os problemas comuns a todos.
“Nós vamos tratar aqui de assuntos relevantes, assuntos que estão na pauta de todos os governadores. Assuntos de interesse de cada estado e tem interesse que são comuns entre nós. Ou seja: a questão tributária, a questão da infraestrutura, questão climática, entre outros”, afirmou Jorginho.
A cerimônia de abertura lotou um dos auditórios reservados para o evento. O primeiro dia também foi marcado pela Reunião da Câmara de Regulação. Além disso, logo na entrada, os convidados puderam conhecer produtos tipicamente catarinenses, divididos por regiões do estado.
Segundo dia de encontro do COSUD
A programação continua nesta sexta (22), com reunião de trabalho das Câmaras Temáticas. As delegações vão debater os temas Saúde, Educação, Segurança Pública, Governo, Economia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano.
A programação visa buscar soluções conjuntas para os desafios comuns às gestões públicas estaduais. As Câmaras Temáticas terão espaço para tratar de até dois assuntos distintos, assegurando um diálogo focado e produtivo entre os estados membros do consórcio.
“O tema Segurança sempre é um tema recorrente em todo COSUD. Porque já existe toda uma integração entre os secretários de segurança pública dos nossos estados. Nós estamos avançando na troca de informações, no sistema de inteligência, na integração, na inteligência entre a secretarias e entre as polícias”, ressaltou o governador do Paraná e presidente do COSUD, Ratinho Jr.
Programação
O sábado (23) será dedicado ao encerramento do evento, às 10h, com a elaboração da Carta de Florianópolis. O documento, fruto da 12ª reunião do COSUD, trará as diretrizes formuladas pelos grupos temáticos e acordadas entre os estados.
Na sequência, os governadores vão atender os veículos de imprensa, em entrevista coletiva, prevista para as 12h. Juntos, os estados das regiões Sul e Sudeste representam mais de 114 milhões de brasileiros, aproximadamente 56,5% da população, e respondem por cerca de 70% do PIB nacional.