Região Brasil

TSE: Cármen Lúcia fala à comunidade internacional sobre as eleições 2024

Cármen Lúcia falou sobre as urnas eletrônicas, usadas no país pela primeira vez em 1996

Autor
TSE: Cármen Lúcia fala à comunidade internacional sobre as eleições 2024
Foto: Divulgação / TSE

Nessa sexta-feira (4) a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, reuniu representantes de alguns países para a abertura do Programa de Convidados Internacionais para as Eleições Municipais 2024. A ministra falou à comunidade internacional, entre outras coisas, sobre os desafios da era digital,

PUBLICIDADE

Durante discurso à representantes da comunidade internacional, que ficarão no país até 6 de outubro para o 1º turno das Eleições Municipais 2024, Cármen Lúcia falou também sobre as urnas eletrônicas, usadas no país pela primeira vez em 1996 e de como a Justiça Eleitoral tem trabalhado para possibilitar o voto livre do cidadão.

Diante de observadores de países como Gana, Uruguai e Chile, a presidente do TSE ressaltou que o pleito na era digital apresenta desafios, mas também grandes possibilidades. A ministra destacou que a tecnologia melhorou o processo eleitoral no Brasil, mas ressaltou as inúmeras batalhas contra a desinformação.

O Programa de Convidados Internacionais para as Eleições Municipais 2024 ocorre até domingo (6/10). O objetivo do programa é compartilhar informações sobre sistema eleitoral brasileiro ao corpo diplomático sediado em Brasília e para autoridades estrangeiras.

A programação ainda conta com palestras sobre o sistema eleitoral brasileiro. No domingo os convidados serão levados a Valparaíso de Goiás (GO) para visitar uma seção de votação. Em seguida, visitarão o cartório eleitoral a fim de acompanhar a transmissão dos votos e verificar o funcionamento de todo o processo em detalhes.

Para finalizar, os participantes retornarão ao TSE para acompanhar a totalização de votos das Eleições 2024. Todas as missões diplomáticas sediadas em Brasília foram convidadas para o encontro, que conta até agora com 80 confirmações.

Relacionadas