
A secretária do Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif, participou da reunião da Comissão de Turismo nessa terça-feira (25). Ela destacou o crescimento das viagens internacionais e as ações para atrair turistas europeus para o estado.
Para o deputado Carlos Humberto (PL), presidente do colegiado, Santa Catarina avançou na promoção do turismo nos últimos anos, mas ainda precisa melhorar a infraestrutura, principalmente no setor hoteleiro.
De acordo com Catiane, a principal linha de atuação da Secretaria de Estado de Turismo é a internacionalização do estado, como a ampliação de voos semanais entre a capital catarinense e Portugal.
Durante a reunião, o deputado Dr Vicente Caropreso (PSDB) questionou a secretária sobre a falta de balneabilidade das praias do litoral catarinense, que tem causado viroses e problemas de saúde aos veranistas.
Segundo o parlamentar, o problema sobrecarrega o sistema público de saúde nos municípios e cria uma imagem negativa de Santa Catarina para os turistas. Contudo, a secretária afirmou que a balneabilidade das praias é de responsabilidade dos prefeitos e que, após o fim da temporada de verão, o governo irá chamar os prefeitos das cidades balneárias para conversar sobre o tema.
Entretanto a secretária ressaltou que Santa Catarina já registra números positivos no turismo. Em janeiro de 2025, houve um crescimento de 71% no turismo internacional, de acordo com o governo do Estado.
Já o aeroporto de Florianópolis é o terceiro com maior movimento de voos internacionais no Brasil, atrás apenas de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Além disso, em 2024, o estado recebeu cerca de 500 mil turistas.