Região Grande Florianópolis

Com Erádio inelegível, Noemi Leal assume vaga de Gabrielzinho

Segunda suplente trocou o Podemos pelo União Brasil

Autor
Com Erádio inelegível, Noemi Leal assume vaga de Gabrielzinho
Noemi foi prestigiada pela presença do prefeito Topázio na cerimônia de posse. Foto: divulgação

Tomou posse na Câmara de Vereadores de Florianópolis a nova vereadora Noemi Leal, que assume no lugar do vereador Gabriel Meurer, o Gabrielzinho, que faleceu no começo da semana, devido a complicações decorrentes de uma pneumonia. A cerimônia oficial ocorreu na tarde de quinta-feira (4).

PUBLICIDADE

A princípio, a vaga de Gabriel deveria ser preenchida pelo primeiro suplente da chapa proporcional que o elegeu em 2020 pelo Podemos. Nesse caso trata-se do ex-vereador Erádio Gonçalves. Ocorre que Erádio se tornou inelegível após ser condenado, em 2021, por ocupar um cargo comissionado na Assembleia Legislativa ao mesmo tempo em que estava como vereador, irregularidade prevista em Lei que o fez perder os direitos políticos por cinco anos.

Mesmo com a possibilidade de obter uma licença especial da Justiça para assumir na Câmara, Erádio se manifestou nesta semana abrindo mão da vaga.

Legado de Gabrielzinho

Em seu primeiro pronunciamento na Tribuna, Noemi afirmou que assume o mandato com uma maior responsabilidade e sentimento de honrar as causas da cidade. “Para um suplente de vereador, esse momento é muito esperado, porém, eu não esperava que fosse desta forma. Tínhamos um enorme carinho com o Gabriel, trabalhamos do lado dele enquanto eu estava à frente do IGEOF. Tínhamos uma proximidade muito grande, toda semana sempre juntos em reunião. Ele deixa um grande legado na cidade pois é um exemplo de superação”, disse ela.

“Em 2023 passei cuidando da minha saúde, parei todos os meus projetos para me dedicar a isso. A luta dele de apoiar as pessoas e garantir o direito das pessoas com deficiência, essa também é uma das minhas bandeiras, então, quero dizer para todas as pessoas que estão aqui, ao Victor e a todos os amigos do Gabriel, que vou estar sentando na cadeira que era dele, honrando seu nome, como pessoa e como vereador, ao qual eu tinha imenso carinho. Deixo aqui meu compromisso de honrar tudo aquilo que ele tinha como bandeira”, completou.

Presença do prefeito

A solenidade de posse foi simples e contou com a presença de familiares, amigos mais próximos e do prefeito de Florianópolis, Topazio Neto. “Gabriel nos deixou de maneira muito repentina e inesperada. O sentimento de saudade vai continuar, e digo isso pois só sentimos saudade daqueles que fizeram a diferença nas nossas vidas. Cabe à Noemi continuar esse legado de trabalho, honestidade, combinação com a  comunidade, sempre presente, assim como ele fazia. Tenho certeza que a Noemi soma ao time de vereadores desta cidade, para que continuemos trabalhando juntos por Florianópolis”, salientou o prefeito.

O presidente da Casa, vereador João Cobalchini destacou o momento triste e delicado pelo qual o Legislativo passa, mas afirma que a nova vereadora vem para somar junto aos demais parlamentares e continuar o legado de Gabrielzinho.  

“Fico muito feliz em contar mais uma vez com os préstimos da Vereadora aqui na Câmara, ela já teve uma passagem por aqui. É uma excelente Vereadora, já nos mostrou isso quando por aqui esteve, e tenho certeza que agora neste período remanescente, claro que em função dessa triste perda, mas tenho certeza que como os demais vereadores, junto conosco Noemi vai continuar o legado do Gabrielzinho”, finalizou ele.

Relacionadas