Região Brasil

Bolsonaro deixa a UTI 17 dias após cirurgia no intestino

Jair Bolsonaro estava na UTI desde 13 de abril

Autor
Bolsonaro deixa a UTI 17 dias após cirurgia no intestino
Foto: Divulgação

Nessa quarta-feira (30), o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília. Bolsonaro deixa a UTI 17 dias após passar por uma cirurgia no intestino.

PUBLICIDADE

Logo que saiu da UTI, o ex-presidente foi encaminhado para um leito semi-intensivo e, posteriormente, um quarto normal foi disponibilizado, onde permanecerá em recuperação.

Jair Bolsonaro estava na UTI desde 13 de abril, que passou por uma cirurgia no intestino, para remover aderências intestinais e reconstruir parte de parede abdominal. Essas alterações são comuns em pacientes que passaram por cirurgias abdominais anteriores e podem causar dor, obstruções e outros sintomas.

De acordo com os médicos, Bolsonaro apresentou melhora clínica nos últimos dias. Os exames mais recentes confirmaram evolução no quadro de saúde, com funcionamento regular do intestino e retirada das sondas.

O ex-presidente já consegue ingerir líquidos por via oral e está sendo alimentado com dieta líquida, o que inclui o consumo de água, chá e gelatina. A obstrução intestinal é caracterizada pelo bloqueio parcial ou total da passagem dos alimentos digeridos pelo intestino.

No caso de Bolsonaro, o problema está associado às cirurgias feitas após o atentado de 2018, o que favorece a formação dessas aderências.

De acordo com boletim médico divulgado nesta quarta-feira, o quadro de saúde de Bolsonaro é estável. O ex-presidente continua com visitas restritas, mas a expectativa da equipe médica é que ele possa receber alta hospitalar e retornar para casa no fim de semana.