
O desejo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de comparecer na cerimônia de posse do presidente estadunidense Donald Trump foi frustrado por Alexandre de Moraes. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu o pedido de devolução do passaporte de Bolsonaro.
A cerimônia de posse de Trump está marcada para a próxima segunda-feira (20). Bolsonaro havia protocolado um pedido para viajar até os Estados Unidos para participar do evento, contudo, Alexandre de Moraes negou o pedido do ex-presidente.
O ex-presidente estava animado para comparecer a posse de Trump. Em uma entrevista ao jornal The New York Times, Bolsonaro destacou que estava animado “como uma criança”. Ele estava tão empolgado com o convite que pontuou “Não vou nem tomar mais Viagra”.
A decisão do ministro se deu logo após o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR). A PGR se manifestou contra o pedido de Bolsonaro. Com isso, Alexandre de Moraes negou a viagem e a devolução do passaporte de Bolsonaro.
O ministro destaca, em sua decisão, que a defesa de Jair Bolsonaro não apresentou documento oficial comprovando o convite para a posse do presidente dos Estados Unidos, conforme solicitado em decisão anterior.
Além disso, a decisão pontua que a viagem de Bolsonaro não tem interesse público, apenas fins particulares que não justificam a revogação das medidas cautelares. Para Moraes, há um risco de fuga, pois as investigações contra o ex-presidente ainda estão em andamento.