
O Cartório Eleitoral de Blumenau está alertando os eleitores de nove bairros da cidade para a necessidade de atualizar o cadastro do título eleitoral. A medida se destina especificamente aos eleitores que faziam parte da extinta 89ª Zona Eleitoral e que, desde 2017, foram realocados para a 3ª Zona Eleitoral. A iniciativa visa evitar a confusão que ainda persiste sobre os locais de votação.
Reclamações de eleitores para o Cartório
Mesmo após a extinção da 89ª Zona Eleitoral há oito anos, o Cartório Eleitoral recebeu, em 2024, diversas reclamações de eleitores que tiveram dificuldade em encontrar seus locais de votação. Janine Cantarelli, chefe do Cartório, explica que os problemas ocorreram com quem ainda utiliza a versão impressa do título.
“Nas eleições de 2018 e 2020, divulgamos a necessidade de os eleitores consultarem a inscrição para conferir o número da nova seção. Contudo, em 2024, ainda tivemos vários problemas com eleitores que compareceram para votar com o título da extinta 89ª ZE”, contextualiza Cantarelli.
Onde ir para atualizar o título em Blumenau
O Cartório Eleitoral de Blumenau fica no Fórum Universitário de Blumenau, na rua Praça Victor Konder, nº 60, Centro. Portanto, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, mediante agendamento prévio.
Extinção da zona eleitoral
Com a extinção da 89ª ZE, todas as informações das seções de votação foram atualizadas e os eleitores realocados para a 3ª Zona Eleitoral. Quem utiliza o aplicativo e-Título pode verificar o número da nova seção. No entanto, o desafio permanece para aqueles que ainda se orientam pelo documento impresso, cujas seções eleitorais descritas simplesmente não existem mais.
Para prevenir que essa situação se repita nas Eleições Gerais de 2026, o Cartório Eleitoral está orientando os eleitores dos bairros Velha, Velha Grande, Velha Central, Escola Agrícola, Itoupava Seca, Boa Vista, Água Verde, Passo Manso e Vila Nova a conferirem sua seção de votação pelo aplicativo e-Título.
Por fim, quem reside nesses bairros e não possui o aplicativo deve comparecer presencialmente ao Cartório para obter uma via impressa e atualizada do título. “Aproveitando o baixo movimento de atendimentos em 2025, orientamos que esses eleitores compareçam ao Cartório Eleitoral ainda neste ano para fazer essa conferência e atualizar o título”, finaliza Janine Cantarelli.