Região Brasil

Bolsonaro é apontado como líder do plano de golpe de Estado; entenda

Ele teria permeado em todos os núcleos do esquema para manter-se na Presidência

Autor
Bolsonaro é apontado como líder do plano de golpe de Estado; entenda
Foto: Divulgação

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, é apontado como líder do plano de golpe de Estado no país. O relatório da Polícia Federal (PF), que tem 884 páginas e indicia ele e outras 36 pessoas, porém, aponta Bolsonaro como o “mentor” do esquema para manter-se na Presidência após derrota nas urnas.

PUBLICIDADE

A Polícia Federal enviou o documento ao Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (21). Nele, consta que Bolsonaro permeou por todos os núcleos da organização criminosa. Ou seja, participou de todos os grupos responsáveis pela atuação na tentativa de golpe. Contudo, “atuou diretamente” no Núcleo de desinformação e ataque ao sistema eleitoral.

Os núcleos mencionados pela PF são: Núcleo de Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral; Núcleo Responsável por Incitar Militares à Aderirem ao Golpe de Estado; Núcleo Jurídico; Núcleo Operacional de Apoio às Ações Golpistas; Núcleo de Inteligência Paralela e Núcleo Operacional para Cumprimento de Medidas Coercitivas.

O indiciamento na tentativa de golpe

Foram um ano e dez meses de investigação da Polícia Federal para acontecer o indiciamento de 37 pessoas, nesta quinta. Todos tinham o plano de assassinar autoridades com a finalidade de manter Jair Bolsonaro no poder, segundo a PF.

O ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou no X (Antigo Twitter). “Tem que ver o que tem nesse indiciamento da PF. Vou esperar o advogado. Isso, obviamente, vai para a Procuradoria-Geral da República. É na PGR que começa a luta“. Enfim, a PF indicia Bolsonaro pela terceira vez em investigações envolvendo este e outros crimes.