Região Brasil

Entenda o que muda no Bolsa Família com o pacote de corte de gastos

As novas regras buscam corrigir a situação de perfis incompatíveis com o benefício

Autor
Entenda o que muda no Bolsa Família com o pacote de corte de gastos
Foto: Reprodução / Internet

Beneficiários do Bolsa Família serão afetados pelo pacote de corte de gastos detalhado pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad nessa quinta-feira (28). Beneficiários do programa terão que fazer biometria e passar por processos mais frequentes de recadastramento, especialmente as famílias unipessoais.

PUBLICIDADE

De acordo com o ministro Haddad, as novas regras buscam corrigir a situação de perfis incompatíveis com benefícios e resolver a situação do cadastro de vulneráveis, para atender as pessoas que realmente precisam.

A previsão de economia com os cortes anunciados pelo governo é de cerca R$ 17 bilhões entre os anos de 2025 e 2030. Contudo, as mudanças no Bolsa Família serão por projetos de lei.

Contudo, o programa social não deve passar por mudanças estruturais. Os novos cortes devem acontecer para combater recebimentos de benefícios de forma irregular. As novas regras determinam, por exemplo, que famílias com só uma pessoa tenham que receber agentes do governo nas próprias casas, para inscrição ou atualização cadastral.

“Essa ação tem como objetivo coibir as possíveis fraudes que ainda existem” afirma o economista Rica Mello, economista e fundador do grupo BCBF. Em um ano, a revisão do Cadastro Único removeu cerca de 1,7 milhão de famílias unipessoais do programa Bolsa Família.

Relacionadas