Região Brasil

Alexandre de Moraes determina bloqueio de contas do deputado Eduardo Bolsonaro

A medida tem como finalidade dificultar as movimentações do filho do ex-presidente

Autor
Alexandre de Moraes determina bloqueio de contas do deputado Eduardo Bolsonaro
Foto: Divulgação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (21) o bloqueio das contas bancárias e da chave Pix do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). A medida tem como finalidade dificultar as movimentações do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pelos veículos Estadão e CNN Brasil.

PUBLICIDADE

Além das contas bancárias, também foram bloqueados bens móveis, imóveis e o salário parlamentar de Eduardo. A decisão faz parte da estratégia da investigação que apura ações coordenadas entre o ex-presidente e seu filho com o intuito de provocar sanções por parte do governo Donald Trump contra o Brasil.

Após a imposição de restrições a Jair Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica, a Polícia Federal passou a considerar que, no caso de Eduardo, medidas de natureza patrimonial seriam mais eficazes, especialmente pelo fato de ele estar residindo nos Estados Unidos.

A corporação chegou a avaliar a possibilidade de solicitar ações mais incisivas contra Eduardo Bolsonaro, mas concluiu que os bloqueios financeiros teriam maior impacto na tentativa de frear suas movimentações fora do país.

Entre os focos da medida está o montante de R$ 2 milhões, enviados por Jair Bolsonaro ao filho, quantia que, segundo os investigadores, teria como objetivo bancar sua estadia no exterior durante esse período.

Com isso, a Polícia Federal busca enfraquecer a capacidade de atuação internacional de Eduardo Bolsonaro enquanto avança nas investigações envolvendo seu nome e o de seu pai.

Relacionadas