
O gesto obsceno feito pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na última quarta-feira (30), ganhou repercussão tanto no meio político quanto nas redes sociais.
Enquanto opositores criticam duramente a atitude, memes se espalham rapidamente pela internet e aplicativos de mensagens.
O episódio ocorreu quando Moraes, ao ser hostilizado por torcedores presentes na arena, respondeu levantando o dedo do meio. O gesto, que marcou sua primeira aparição pública após ser alvo de sanções com base na Lei Magnitsky, foi registrado pelo fotógrafo Alex Silva, do jornal O Estado de S. Paulo.
Nas redes sociais, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), atualmente nos Estados Unidos, reagiu dizendo que o gesto é “a confirmação de que Donald Trump tem razão”, em referência à punição imposta ao ministro pelo governo norte-americano, também anunciada na quarta. “Juiz da mais alta Corte do Brasil. Meu amigo, que fundo do poço”, escreveu o parlamentar.
Outros deputados também se manifestaram. Nikolas Ferreira (PL) criticou a postura do ministro e questionou: “Isso é comportamento compatível com um magistrado?”. Ele também mencionou as sanções aplicadas pelos EUA. Marcel van Hattem (Novo) ironizou “Que classe! Deve ter tido um dia ruim”.
Gustavo Gayer (PL), por sua vez, incentivou as pessoas que se sentiram ofendidas com o gesto a acionarem a Justiça. “Liberdade de expressão não é sinônimo de liberdade para agredir”, afirmou o deputado.