
Em um evento que aconteceu na manhã dessa quinta-feira (20) na Universidade Ludwig Maximilian de Munique, na Alemanha, o Programa Alesc Sustentável foi apresentado no evento internacional com um case de sucesso no Seminário “Ecological Justice in Theory and Practice”.
A coordenadora do projeto, Isabel Pinheiro de Paula Couto, apresentou, de forma remota, a implementação da política ambiental na Alesc para pesquisadores e outros especialistas da área.
Para a coordenador, o Alesc Sustentável está em um “nível muito criativo e inovador”, o que trouxe uma recepção muito boa à apresentação, com muitas perguntas e interesse sobre o projeto.
O Alesc Sustentável existe desde 2021 e em 2024 passou a ser coordenado por Isabel, com o deputado Marquito (Psol) como parlamentar responsável pelo programa.
Isabel apresentou 11 iniciativas desenvolvidas pelo programa. Algumas dessas atividades são a neutralização de carbono, geração de energia solar, reutilização de água, formações em licitação verde, incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte e coleta de resíduos eletrônicos.
O seminário também contou com a participação do filósofo Sebastián Figueroa Rubio, da Universidade Autônoma de Madri (Espanha), que fez uma apresentação sobre os desafios filosóficos da agência ecológica. A mediação foi de Jonatan Palmblad, palestrante e coordenador da organização Speak4Nature.