Nos últimos dias o acordo Mercosul-EU tem sido notícia recorrente nos principais portais de notícia do país. Mas o que é esse acordo de livre comércio entre União Europeia (EU) e o Mercosul? A novela em torno do acordo chegou ao fim nessa sexta-feira (6).
A União Europeia é o segundo principal parceiro comercial do Brasil. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) o comércio rende em média US$ 92 bilhões, perdendo apenas para a China, com US$ 104,3 bilhões.
O acordo firmado destaca o livre comércio entre os blocos, ele deve reforçar a diversificação das parcerias comerciais do Brasil, além de fomentar a modernização do parque industrial brasileiro com a integração às cadeias produtivas do bloco europeu.
Após mais de 20 anos de negociações, os blocos econômicos selaram o acordo. Para o MDIC, o acordo deve dinamizar ainda mais os fluxos de investimentos tornando a EU detentora de quase metade do estoque de investimento estrangeiro direto no Brasil.
Mas como o acordo de livre comércio impacta o Brasil?
O acordo vai reduzir as barreiras comerciais, tarifárias e não tarifárias das nações, o que aumentaria o comércio e estimularia o crescimento econômico. Contudo, mesmo com o anúncio do acordo bilateral, os responsáveis ainda não fizeram a assinatura.
Ainda não há um prazo para a assinatura do acordo, segundo o MDIC. Após a assinatura entre as partes, o Congresso Nacional deve aprovar o acordo e só aí a medida entra em vigor.