Região Brasil

“Acordado e conversando”: 2ª cirurgia de Lula foi bem sucedida

Médicos dizem que a previsão de alta hospitalar permanece para a semana que vem

Autor
“Acordado e conversando”: 2ª cirurgia de Lula foi bem sucedida
Foto: Divulgação/Agência Brasil

Os médicos que estão cuidando da saúde de Luiz Inácio Lula da Silva, no Hospital Sírio-Libanês, revelaram em coletiva de imprensa que a segunda cirurgia foi bem sucedida. O presidente passou por outro procedimento intracraniano na manhã desta quinta-feira (12), em São Paulo.

PUBLICIDADE

Essa intervenção aconteceu para minimizar o risco de sangramentos futuros de pequenas artérias da meninge. De acordo com o médico Roberto Kalil Filho, a embolização da artéria meníngea média “foi um sucesso”. A cirurgia teve início às 7h10 desta manhã e durou cerca de uma hora. O presidente já está acordado e conversando.

Ainda nesta quinta, Lula deve tirar o dreno e, conforme informações dos médicos, permanece na UTI até esta sexta-feira (13). A previsão de alta hospitalar se mantém para a próxima semana. Por fim, o presidente passou pelo procedimento com uma sedação simples e se recupera bem.

Cirurgia de Lula

A cirurgia denominada Trepanação aconteceu nesta terça-feira (10), após os médicos identificarem uma hemorragia intracraniana. Ela foi consequência de um acidente doméstico que o presidente sofreu em 19 de outubro. Ele caiu no banheiro da residência oficial e bateu com a cabeça. Desde então, Lula passou por diversos exames de imagem, estava sendo monitorado, mas não havia passado por nenhuma intervenção.

Na noite da última segunda-feira, Luiz Inácio teve dores de cabeça. Depois de fazer exames no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, os médicos o transferiram para a unidade de São Paulo. Hoje, então, os médicos fizeram a embolização, um procedimento complementar à cirurgia.