Região Brasil

Brasil se prepara para sediar a 10ª Cúpula do G20

A 10ª Cúpula do G20 reúne os países com as maiores economias mundiais

Autor
Brasil se prepara para sediar a 10ª Cúpula do G20
Foto: Divulgação / Senado Federal

Do dia 6 a 8 de novembro, o Brasil vai sediar a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20. Com o lema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, o evento acontecerá em Brasília e vai debater propostas que ajudem a contribuir com questões globais.

PUBLICIDADE

A 10ª Cúpula do G20 reúne os países com as maiores economias mundiais. Pela primeira vez, o Brasil está à frente da presidência do grupo parlamentar, com mandato até 30 de novembro deste ano. Para a cúpula, foram convidadas 62 delegações de 35 países.

Além disso, também devem participar representantes de sete instituições internacionais, entre elas a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Parlamento do Mercosul.

A presidência brasileira do G20 definiu como temas prioritários o combate à fome, à pobreza e à desigualdade. Outro tema abordado serão as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.

A 10ª Cúpula, a ser sediada nos prédios do Congresso Nacional, destinará os dias 7 e 8 de novembro para as sessões de trabalho, com debates a partir dos eixos prioritários do P20.

As delegações deverão estar preparadas para refletir e dialogar sobre como os parlamentos podem auxiliar na definição de políticas que garantam a segurança alimentar e nutricional da população.

Ao final desses trabalhos, deverá ser produzido, a partir de consenso entre os representantes parlamentares, um documento que será entregue à Cúpula de Líderes do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Relacionadas