De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (13) pelo O Globo, o Governo Federal bloqueou 90% das verbas destinados à prevenção de enchentes e desastres climáticos em Santa Catarina. O levantamento aponta que a verba contingenciada no total de R$ 85,8 milhões era a única do país destinada exclusivamente a este tipo de ação.
O bloqueio afeta diretamente o Alto Vale do Itajaí, região considerada altamente suscetível a enchentes e que já enfrentou graves incidentes desta natureza no ano passado. Apesar do bloqueio, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, autorizou o início da dragagem do Rio Itajaí-Açu. Jorginho enfatizou a continuidade dos esforços estaduais para a proteção contra inundações.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional se manifestou em Nota informando que a medida foi necessária, pois a execução das emendas de bancada não é obrigatória e os fundos são liberados conforme as orientações das bancadas envolvidas. O Ministério prometeu desbloquear os recursos assim que a liberação for formalmente solicitada.
O orçamento da Defesa Civil estadual para 2024 previa um incremento por conta destas emendas parlamentares. Jorginho Mello usou as redes sociais para criticar os cortes promovidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Bloqueou quase 90% das emendas destinadas por deputados catarinenses para prevenção de desastres em SC. Isso não nos impedirá de continuar trabalhando na proteção contra enchentes em nosso estado”, escreveu o governador.