A Polícia Civil desencadeou uma grande operação de combate ao tráfico de drogas e crime organizado na região da Grande Florianópolis, na manhã desta quarta-feira (18). A operação “Lado B” foi realizada em colaboração com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar, para cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão em Florianópolis e São José.
Durante as ações, foram apreendidas quantias consideráveis de drogas, armas, munições e máquinas de contar dinheiro. Os quantitativos das apreensões realizadas nesta quarta ainda não foram divulgados pela polícia. Os trabalhos estão sob coordenação do delegado Claudio Monteiro da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).
A nova fase da ofensiva de combate ao tráfico e crime organizado na região (agora chamada Lado B), é desdobramento da operação “Lado A”, realizada em 2019, quando houve apreensão de cerca de R$ 3 milhões em dinheiro e 71 quilos de cocaína. A nova fase partiu de pistas encontradas em análise de um celular apreendido com um dos gerentes do tráfico na primeira fase da investigação.
O conteúdo do aparelho revelou a continuação das atividades criminosas do grupo na região. À organização criminosa alvo da operação são atribuídos crimes como tráfico de drogas, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, porte ilegal de armas, além de tortura e homicídios, sendo que de pelo menos três execuções já foram identificados mandantes e executores.
Nenhuma prisão foi efetuada até agora. Mas, segundo o delegado Monteiro, há 42 pedidos de prisão ainda não deferidos pela Justiça.