Região Blumenau

Pesquisa vai identificar perfil dos turistas que visitam Blumenau

Levantamento deve nortear as ações para fomentar o turismo na cidade

Pesquisa vai identificar perfil dos turistas que visitam Blumenau
Foto: Viagem e Turismo / Divulgação

A cidade de Blumenau quer saber quem são as pessoas que visitam o município e qual o grau de satisfação delas. Para isso, a SecretAria de Turismo e Lazer contratou a Universidade Regional de Blumenau (Furb) para fazer uma pesquisa técnica para identificação do perfil dos turistas.

PUBLICIDADE

O trabalho já começa neste mês de fevereiro. O período de entrevista será de um ano e deve ser fundamental para nortear as ações que vão fomentar o desenvolvimento do turismo na cidade.

Os entrevistados serão abordados em diversos pontos de Blumenau, que foram mapeados devido a importância e fluxo de turistas, como museus, praças e eventos, entre outros. As equipes responsáveis pela pesquisa estarão devidamente identificadas com colete e crachá da Furb.

Os dados coletados serão incorporados ao Observatório de Turismo todos os meses, tornando-se uma importante ferramenta para o desenvolvimento do setor. Além disso, ao final do período de coleta de dados, será possível ter um quantitativo de visitantes que a cidade recebe.

“O intuito é ter conhecimento do público para sermos mais assertivos na atração de novos visitantes. Com essa definição de perfil, será possível captar também novos investidores para a cidade, com isso gerando renda e emprego para Blumenau”, destaca o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

Principais perguntas

Entre as perguntas estão a pretensão de gasto na estadia, quais as principais motivações para visitar Blumenau, tempo de permanência, tipo de hospedagem, de que forma busca informações sobre os atrativos da cidade.

Além disso, o questionário permite que o visitante faça avaliação sobre alguns aspectos da cidade, como segurança, limpeza, opções de alimentação, bebidas e compras, entre outros itens. “A avaliação dos locais visitados e o índice de satisfação em relação à cidade, são aspectos fundamentais para aprimorar a demanda turística de Blumenau”, completa Greuel. 

Relacionadas