Região Grande Florianópolis

Pescadores são multados após captura irregular de tainha na Capital

Legislação permite captura da espécie apenas a partir de 1º de maio

Autor
Pescadores são multados após captura irregular de tainha na Capital
Foto: Divulgação / PM Ambiental

Foram multados em R$ 15 mil os pescadores que postaram nas redes sociais a pesca de um lanço de tainhas no último sábado (20) em Florianópolis. A captura, que ocorreu na praia do Pântano do Sul, foi considerada irregular, visto que a legislação permite a pesca da espécie a partir do dia 1º de maio.

PUBLICIDADE

De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), as tainhas teriam sido pescadas por um grupo de pescadores artesanais de maneira direcionada, enquanto o cardume passava pelo local, na modalidade de captura de arrasto de praia.

A legislação que permite a pesca da tainha entre maio e outubro visa proteger o ciclo reprodutivo da espécie. Por conta disso, a PMA apurou a situação, constatando a irregularidade do pescado.

Duas multas foram emitidas aos pescadores envolvidos, totalizando em R$ 15 mil. A polícia também apreendeu e lacrou a canoa e a rede utilizadas na captura.

Festa de abertura da safra

Em Florianópolis, o dia 1º de maio será marcado por um evento especial na Praia do Campeche. A 17ª Abertura Oficial da Safra da Tainha 2024 está sendo organizada pelo Instituto Getúlio Manoel Inacio, com o apoio da Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche. De acordo com os idealizadores, a programação completa do evento ainda está sendo definida e deve ser divulgada nos próximos dias. A promessa é de um dia repleto de atrações para toda a família, com muita cultura e tradição.

Relacionadas