Região Grande Florianópolis

Parque da Serra do Tabuleiro é atingido por novo incêndio

Primeiro acionamento dos bombeiros ocorreu durante a tarde deste sábado (2)

Parque da Serra do Tabuleiro é atingido por novo incêndio
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Um incêndio atinge desde a tarde deste sábado (2) o Parque da Serra do Tabuleiro na região da Baixada do Maciambú, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Conforme informado pelo Corpo de Bombeiros, a primeira equipe foi acionada para o atendimento da ocorrência por volta das 14h20, quando teve início a tentativa de combate às chamas.

PUBLICIDADE

O fogo persiste na manhã deste domingo (3). Ainda não é possível mensurar a área atingida, e segundo as forças que atuam no combate, se trata de um local de difícil acesso, sendo que a melhor passagem muda ao longo do tempo.

Ainda segundo os bombeiros, diversas equipes estão empenhadas na ocorrência, em sistema de rodízio. A Polícia Ambiental também presta apoio no atendimento. Ainda não há informações sobre a causa do incêndio.

Incêndios anteriores no parque

A região já foi atingida por incêndios anteriormente. Um deles ocorreu em 2019, quando cerca de mil hectares da área foram consumidos. O combate durou cerca de dois dias e, de acordo com a coordenação do parque, o fogo teria sido ateado por criminosos.

Em abril de 2023, a região voltou a ser assolada pelo fogo. Na ocasião, a área prejudicada foi de aproximadamente 800 mil metros quadrados e o combate levou cerca de 19 horas.

Relacionadas