A Polícia Federal em Santa Catarina divulgou no começo da tarde nesta terça-feira (21) um balanço atualizado da Operação Cartage, que desde as primeiras horas da manhã cumpre diversos mandados judiciais em combate ao tráfico transnacional de drogas. Até o momento, foram presas 25 pessoas suspeitas de envolvimento na organização criminosa, com apreensão de 18 armas, entre elas algumas de grosso calibre, como fuzis, além de pistolas e munições.
No estado catarinense, as buscas e prisões estão sendo feitas em São José, Palhoça, Imbituba e Xanxerê. Os agentes também apreenderam cerca de R$ 500 mil em dinheiro e 30 veículos, como automóveis e luxo, caminhões e motos.
No total, são 28 ordens judiciais de busca e apreensão e outras 29 de prisão, que também ocorrem em outros três estados brasileiros: Mossoró, no Rio Grande do Norte; Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.
As investigações iniciaram em 2021, a partir de uma apreensão de cerca de 24 toneladas de maconha, na BR-282. A partir daí, foram dois anos de trabalho integrado entre as forças de segurança que resultaram na prisão de oito pessoas e a apreensão de mais cerca de 100 toneladas de maconha.
De acordo com a Polícia Federal, a droga entrava no Brasil pela fronteira entre as cidades de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Depois disso, toda a carga era transportada para Santa Catarina, para ser armazenada na Grande Florianópolis.