Com um público de 579.222 visitantes, a Oktoberfest Blumenau conquistou um lucro histórico de mais de R$ 9,5 milhões. E para garantir a segurança de tanta gente, mais 3 mil pessoas trabalharam para manter a ordem da festa. O balanço das ocorrências registradas durante o evento deste ano foi apresentado pela organização nesta terça-feira (10).
Ação efetiva da Polícia Militar na segurança da festa
O relatório da Polícia Militar (PMSC) apontou 19 ocorrências registradas no período da festa. Dessas, destaque para pessoas com mandado de prisão ativo e que foram pegas pelo reconhecimento facial (4), posse de drogas (3), cambista (1), casos de lesão corporal (1), dano (1) furto de veículo (2), tráfico (1) e importunação sexual (2).
Ao total, 12 pessoas foram presas, oito delas dentro do Parque Vila Germânica. A maioria das ocorrências foram registradas nos primeiros dias de festa. Um dado interessante apontado pela Polícia Militar é que não houve nenhuma ocorrência durante os desfiles da Oktoberfest Blumenau, na Rua XV de Novembro.
Trabalho da Polícia Civil
A Polícia Civil também atuou na festa. Dessa forma, foram registrados 91 boletins de ocorrência e seis outros boletins de ocorrência tramitados de outras unidades policiais de diversas infrações penais.
Neste ano, foram 24 casos de furtos de celulares, destes 14 foram recuperados e entregues aos donos. Ainda foram feitos 21 procedimentos policiais, entre cumprimento de mandados de prisão, autos de prisão em flagrante e termos circunstanciados.
Já a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Blumenau fez 146 atendimentos. A Polícia Científica teve ao total 77 ocorrências durante o período da festa. Deste total, 70 foram apreensões de drogas, duas identificações civis por conduzidos das Polícias Penal e Civil; um celular apreendido em um auto de prisão em flagrante; dois encaminhamentos para realização de exame de lesão corporal em vítima de agressão e pessoa presa. Além disso, duas cédulas de real foram apreendidas com suspeitas de falsificação.
Outras forças envolvidas
A segurança da Oktoberfest Blumenau também contou com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio da Abordagem Social, que fez 565 atendimentos durante o período. Ao total, foram 853 atendimentos no ambulatório, com quatro remoções para hospitais. Nos desfiles, foram feitos 7 atendimentos, sendo a maioria por mal estar.
A Vigilância Sanitária fez 180 inspeções em estabelecimentos, com 29 ocorrências. Já a equipe de Fiscalização de Obras e Posturas, teve sete ocorrências em relação aos ambulantes, destas três foram na Rua XV de Novembro e quatro na Vila Germânica. A Central de Libras atendeu 97 pessoas durante o período de festa.
Bombeiros e brigadistas
Os bombeiros militares também estiveram diretamente envolvidos na festa, nas fases de organização, prevenção, atendimento de ocorrências, presença institucional e finalização dos trabalhos. Houve aumento de demanda de ocorrências na área do 3º Batalhão (18,4%), comparando-se aos primeiros 9 meses do ano.
Apesar do registro de quase 580 mil visitantes durante os 19 dias de evento, nenhuma alteração grave foi constatada pelas guarnições, o que demonstra que a 39ª Edição da Oktoberfest foi extremamente bem organizada e teve atenção especial por parte do Parque Vila Germânica nas ações de segurança contra incêndio.
Já os brigadistas, atenderam 337 pessoas dentro da festa, sendo 261 por mal súbito (77,8%), traumas (queda da própria altura, ferimentos por objetos, agressão, luxações), embriaguez, dentre outras. Uma média de 5,82 ocorrências para cada 10 mil presentes no evento, ou uma ocorrência para cada 1.719 pessoas.
A Secretária de Trânsito e Transportes (SMTT) ficou encarregada de toda a segurança do trânsito ao redor do Parque Vila Germânica e durante os desfiles. Ao total, 333 veículos foram removidos para o pátio, sendo 120 na Rua Alberto Stein.
Polícia Penal
Nesta edição, uma das novidades foi a presença – pela primeira vez – da Polícia Penal, que tinha como objetivo monitorar os presos com uso de tornozeleira eletrônica e com limitação de perímetro. Nos 19 dias, foram registrados 311 eventos de circulação de monitorados, no perímetro de 5 mil metros do entorno da Vila Germânica.
Desses, 125 monitorados estavam próximos aos portões de entrada, sete monitorados entraram no parque, mas os mesmos estavam em regularidade com as normas. E duas pessoas com mandado de prisão pela REACP foram presas, uma dentro da Vila e outra em Blumenau.
Minister
A Empresa Minister montou uma estrutura de alta tecnologia em parceria com a Intelbras, com câmeras de última geração. A segurança da Oktoberfest 2024 contou com 234 pessoas dedicadas exclusivamente a essa área, incluindo 20 operadores de monitoramento eletrônico na Estação de Controle e Comando (ECC), localizada nas dependências do Parque, além de um inovador Cyberdog, que auxiliou na vigilância e patrulhamento.
Todo o espaço do evento contou com 250 câmeras, 50 delas com reconhecimento facial. Durante o período da festa, a Central de Monitoramento registrou 162 ocorrências. Dessas, 37 são de objetos encontrados. Houve ainda 22 casos de conduta inadequada, 17 objetos perdidos e 12 menores perdidos.
Com a limpeza de alta performance utilizada na Disneylândia, neste ano, a festa contou com um total de 325 profissionais, distribuídos por todos os setores.