Região Blumenau

Os 40 anos da Oktoberfest em 10 fotos que retratam marcos históricos

A festa completou 4 décadas de história no dia 5 de outubro

Autor
Os 40 anos da Oktoberfest em 10 fotos que retratam marcos históricos
Foto: Divulgação/Oktoberfest

Nesta quarta-feira (9), os pavilhões do Parque Vila Germânica, em Blumenau, estarão lotados de visitantes para a maior festa alemã das américas. Dessa forma, para essa edição, que celebra os 40 anos da Oktoberfest, são esperados mais de 500 mil visitantes até o dia 27 de outubro.

PUBLICIDADE

Os 40 anos de história mostram uma trajetória rica em tradições, superações e momentos inesquecíveis. De fato, a festa é um verdadeiro sinônimo de diversão e união de culturas para a celebração da tradição alemã. Tudo é celebrado no Parque Vila Germânica, lugar que demonstra a força dos blumenauenses após enfrentar eventos adversos, como enchentes e a pandemia de Covid-19.

Os 40 anos da Oktoberfest

O desenvolvimento da festa neste período acompanhou acontecimentos importantes; uns alegres, outros nem tanto. Independente, a cada novo encontro em prol da preservação da cultura alemã, estavam todos unidos e felizes para aproveitar cada momento. Por isso, confira 10 fotos que retratam marcos históricos nesses 40 anos de Oktoberfest:

1 – A 1ª edição da festa em Blumenau

A primeira edição aconteceu em 1984, quando 102 mil pessoas passaram pelo antigo pavilhão da Proeb. Foi neste ano que o evento mostrou que veio para ficar e entrar para a história. A festa aconteceu após Blumenau e região ser fortemente atingida pela maior enchente da história já registrada. Entretanto, a Oktoberfest foi um alento a todos os atingidos pelas cheia, que puderam se reerguer e melhorar seus ânimos com a chegada da festa.

Fotos: Arquivo/Vila Germânica

2 – A 1ª casa da Oktoberfest

Os retratos da Fundação Promotora de Exposições de Blumenau (Proeb) levam a uma viagem no tempo. Neste espaço, foi realizada a primeira edição da festa e, depois disso, com o passar dos anos, passou por inúmeras modificações, a fim de acompanhar a evolução dos eventos que se tornaram cada vez maiores.

3 – A transformação em Parque Vila Germânica

Nos padrões de grandes centros de convenções da Europa, é entregue à população o Centro de Exposições Parque Vila Germânica, em maio de 2006. Assim, a obra é um marco que simboliza a dedicação em transformar Blumenau em um grande polo cultural.

4 – Enchente de 2011

Uma imagem que demonstra tristeza e resiliência do povo blumenauense. Em 2011, as enchentes atingiram de forma severa a Vila Germânica. O local da Oktoberfest ficou 1,5 metro debaixo d’água em Blumenau. Porém, a força da comunidade garantiu que a festa renascesse mais forte do que nunca.

5 – A construção do Setor 4

O quarto setor do Parque Vila Germânica foi construído em 2015. É neste espaço onde acontece a abertura oficial da Oktoberfest Blumenau, com a tradicional sangria do barril. Além disso, no setor acontecem as apresentações das atrações tradicionais e da velha guarda. O pavilhão tem 2 mil metros quadrados e capacidade para 1,5 mil pessoas. Contudo, o espaço abriga também a Sommerfest, a festa de Natal e outros eventos.

6 – A VoxxClub na Oktober

Uma das bandas alemãs mais queridinhas do público, a VOxxClub, se apresentou pela primeira vez no evento, em 2016. Neste evento, que marcou a 33ª edição, alguns dos sucessos da boyband alemã como “Rock Mi”, “Donnawedda”, “Der Wellerman Song”, “I Mog Di So”, “Anneliese” e “A Jeder” animaram o público presente.

7 – A Covid-19 trouxe o cancelamento da festa

Nos anos de 2020 e 2021, a pandemia de Covid-19 levou ao cancelamento da maior festa alemão das américas. Blumenauenses e visitantes que participavam desde o começo da festa sentiram o muito o cancelamento. Afinal, aquele momento de encontro, celebração e diversão deixou de acontecer durante dois anos.

8 – A retomada do evento

Depois de dois anos de momentos tristes, em 2022, chegou a hora de celebrar novamente a vida nesta festa tão querida por milhares de pessoas. Contudo, novamente as ruas de Blumenau se enchem de alegria. A retomada da festa aconteceu com a volta dos desfiles na Rua XV de novembro e, mais uma vez, os pavilhões lotados.

9 – A suspensão da festa devido a enchente

Em 2023, a organização suspendeu o evento em dois momentos. Isso porquê as enchentes atingiram toda a região do Vale do Itajaí. A festa mais uma vez prova toda sua força e resiliência e, mesmo após a equipe após desmontar praticamente toda a estrutura, a festa voltou com força total e teve o período ampliado neste ano.

10 – O Boulevard

Essa é a obra mais inovadora para o evento. A construção do novo espaço vai abrigar uma praça de alimentação com estrutura fixa para a Oktoberfest e outros eventos que acontecerão no Parque. O Boulevard tem cerca de 3,1 mil metros quadrados.