Chegou ao fim neste domingo (29) a 38ª Oktoberfest Blumenau. Um total de 454.285 pessoas passaram pelos pavilhões da maior festa alemã das Américas, que celebrou a tradição e a força do povo blumenauense. Este ano, foram 20 dias de evento – prorrogado em uma semana por conta de seis dias cancelados devido às enchentes que atingiram a cidade.
O encerramento foi marcado pelo show da banda Os Velhos Camaradas, logo após a eleição da nova realeza, que começou às 19h. Ao longo de toda a festa, foram quase 70 apresentações folclóricas e mais de 300 apresentações musicais. Este ano, com quatro atrações internacionais: a banda austríaca Die Draufgänger, a boy band alemã Voxxclub, o cantor Tim Toupet e a banda argentina Polkarock.
Além das diversas ações de sustentabilidade, a novidade deste ano foram as iniciativas em prol da acessibilidade, como a disponibilização de cadeiras de rodas elétricas e totens interativos para orientação e transporte para cadeirantes.
Nova realeza
Thais de Souza Bonatti é a nova rainha da Oktoberfest Blumenau. A jovem de 25 anos foi eleita neste domingo, no último dia da festa. Além dela, foram coroadas como 1ª princesa, Nayara de Pin Spengler, e como 2ª princesa, Gabriela Poli.
As candidatas foram avaliadas nos quesitos “Beleza e simpatia”, “Postura e desenvoltura” e na “Capacidade de comunicação”, quando cada uma apresentou um discurso livre. Outro critério para participar da realeza era residir em Blumenau há pelo menos um ano, ter pelo menos 21 anos, não ter filhos e ter, no mínimo 1,65m de altura.
Quem são elas?
A nova rainha é moradora do bairro Água Verde, já foi também Miss Blumenau em 2018 e concorreu à realeza pela segunda vez. “Esse resultado demonstra que não devemos desistir dos nossos sonhos. Assim como é com a Oktoberfest, que principalmente neste ano precisou demonstrar toda a nossa força e resiliência”, declarou Thaís.
Já a 1ª princesa, Nayara, tem 31 anos e mora no bairro Salto do Norte. “A Oktoberfest é uma festa inclusiva, uma festa para todos e sem estereótipos”, destacou em seu discurso.
A 2ª princesa, Gabriela, é ex-jogadora de vôlei, tem 25 anos e mora na Itoupavazinha. “Agora vou trocar as quadras pelos palcos e continuar representando essa cidade que amo tanto, e todos os que trabalham para fazer cm que a Oktoberfest transborde alegria em todos os lugares”, afirmou.
Além delas, outras sete candidatas concorreram à vaga: Barbara Luisa Simon, Gabrielle Kristine Kratz, Karina Gracielle da Silva, Luana Jahn, Nathalia Lima Müller, Vanessa Nagel e Vitória Clemer Bonelli.
A cerimônia marcou também a despedida da rainha e princesas da 38ª edição, com o segundo reinado mais longevo da história da Oktoberfest: Joice Prochnow, Heloisa Hort, Edna Louise Oliveira.