A edição dos 40 anos da Oktoberfest teve o maior lucro da história, desde o primeiro ano de realização do evento, em 1984. Com R$ 9,6 milhões de lucro, o valor é 59,68% superior ao do ano passado, que teve R$ 6 milhões de superávit. O lucro vai para ações que fomentam o turismo da cidade, como a Páscoa, Natal em Blumenau, que está em andamento, e o Reveillon.
A festa, que é realizada em Blumenau, Santa Catarina, também apresentou receita recorde, com R$ 28,4 milhões. “O resultado evidencia o acerto em transformar a Oktoberfest Blumenau no primeiro evento público do país com licenciamento de marca”, destaca o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.
Com um público de 579.222 pessoas, a 39ª Oktoberfest teve um número 27,5% maior, se comparado com o de 2023. Na comissão sobre a venda de produtos durante a festa, houve um aumento de 15%. Contudo, são dados expressivos, divulgados na manhã desta terça-feira (10).
Além disso, um dos índices que contribuíram para o superávit da festa foram os patrocínios, que neste ano tiveram um aumento de 19,54% no comparativo com o ano anterior. Em números, a festa alcançou a marca de R$ 14.776.524,43 na somatória de patrocínios.
“A excelência entregue em cada edição da Oktoberfest ao longo desses anos é consequência de ações sérias, pensadas na valorização da nossa cultura e das nossas tradições como tema central da festa e esse superávit recorde é a certeza de que nossas decisões foram acertadas”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.
Balanço socioambiental
A organização recolheu 1.340 litros de óleo de cozinha, utilizado nos pontos de alimentação da Vila Germânica. Além disso, as 145 mil toneladas de resíduos serão transformadas em energia e encaminhados para a indústria cimenteira, como combustíveis renováveis.
A distribuição de água ultrafiltrada também foi um sucesso. O público da festa utilizou 49 mil litros de água, equivalente a 98 mil garrafas plásticas. Outra novidade neste ano, portanto, foi o diagnóstico da Eficiência Energética. O monitoramento do consumo de resíduos sólidos, água e energia, com o intuito de alcançar maior eficiência no uso e gestão dos recursos, foi de 166 mil KWh.
Perfil
Segundo dados, 85% dos entrevistados atribuíram conceito bom e ótimo para o evento. O perfil do público apontou ligeira superioridade de mulheres, com 50,8% segundo o levantamento, contra 48,9% de homens. Mas, em 2023, o público era com 52,6% de turistas e 47,4% de blumenauenses.
Acolhimento
Por fim, uma das novidades desta edição da festa foi a Central de Acolhimento, que disponibilizou psicólogas para atender os visitantes. Ao total, mais de 100 atendimentos aconteceram nos 19 dias de evento. A maioria deles, relacionados à crise de ansiedade.