Nesta sexta-feira (29) a organização da Oktoberfest Blumenau, junto aos parceiros de segurança e limpeza da festa, promoveu uma coletiva de imprensa a fim de mostrar as ações sobre os esquemas de monitoramento e limpeza desta edição, que começa no dia 4 de outubro. A expectativa é de que o evento receba mais de 600 mil pessoas.
Durante a coletiva, as equipes deram os destaques e um deles é que a Oktoberfest de 2023 terá uma novidade no quesito segurança: o botão do pânico nos sanitários exclusivos para pessoas com deficiência. A organização chama de Oktober Segura as ações integradas entre as forças de segurança e empresas, que juntas trabalham para garantir um evento tranquilo.
“São várias as tecnologias importantes que de forma organizada permitem a segurança durante a experiência e diversão de todos, sejam famílias, visitantes, blumenauenses e turistas. Nosso objetivo é promover uma festa segura, tranquila, organizada e que tenha condições para que a festa aconteça da melhor forma possível”, afirma o presidente da Comissão de Segurança da 38ª Oktoberfest Blumenau e secretário municipal de Trânsito e Transportes, Alexandro Fernandes.
Câmeras de segurança
A Intelbras estará auxiliando as forças de segurança com a instalação de 220 câmeras inteligentes dispostas no perímetro do Parque Vila Germânica. Esta é a terceira edição consecutiva que conta com a participação da empresa.
Com as câmeras inteligentes, será possível fazer o reconhecimento facial dos visitantes, auxiliando na identificação e busca de pessoas não apenas pelos traços do rosto, mas também pela cor da roupa, acessórios, gênero, idade e outros. Ao todo, o sistema consegue identificar 32 rostos simultaneamente.
Além das 220 câmeras internas, oito câmeras serão instaladas no entorno da festa; além das câmeras da Polícia Militar e de outras da Central de Controle Operacional (CCO), que são quatro.
Botão de emergência
Seguindo o foco da festa em 2023, que é garantir a acessibilidade, serão instalados os botões do pânico nos sanitários exclusivos para pessoas com deficiência. Através dele, será possível pedir ajuda direta à Central de Monitoramento da festa que promete responder de forma rápida e eficiente.
Limpeza
No total, 325 profissionais da limpeza e higienização estarão atuando durante a festa. Estes serão segmentados por setores e identificados pelas cores de colete, sendo: branco para a limpeza de mesas, amarelo para a limpeza de banheiros e verde para a limpeza de lixeiras. Já no setor de segurança e monitoramento serão 234 funcionários.
Para a higienização também são utilizados diversos equipamentos como sanitizadoras, aspiradores de resíduos, lavadoras de piso, carrinhos de lixo motorizados e sopradores.
Forças de segurança
Nesta edição a festa terá um acréscimo significativo no número de policiais civis. A PC vai estar presente nos 19 dias com o registro de boletins de ocorrência, autuação em flagrante de responsáveis por crimes no interior da festa e no recebimento e entrega de objetos achados e perdidos.
A Polícia Científica também vai atuar durante toda a edição, porém, com uma novidade: a possibilidade de identificação de pessoas por meio de sistema biométrico em complemento do sistema de identificação facial.
Já a Polícia Militar terá um efetivo presente de 290 policiais envolvidos diretamente. Como nos outros anos, a PM terá atuação nas modalidades de policiamento ostensivo a pé, com motocicletas, viaturas, drones, canil, tático e Rocam.
Todos os desfiles da festa contarão com policiamento. Além disso, a presença dos policiais estará também nos terminais urbanos e rodoviário, e na parte externa e adjacências da Vila Germânica.
Para mais informações sobre a 38ª Oktoberfest, clique aqui.