Região

Lixo que se acumula em Florianópolis é resultado da terceirização a qualquer preço

Nada tem sido capaz de interromper o rompante de contratar empresas terceirizadas

Autor
Lixo que se acumula em Florianópolis é resultado da terceirização a qualquer preço
Lixo se acumula por toda Capital. Foto: divulgação

Florianópolis perdeu totalmente o controle da sua coleta de lixo, por culpa das manobras e trapalhadas dos últimos dois anos. A sede do atual prefeito por terceirização provocou um caos em toda a cidade, sobretudo no Centro histórico, há duas semanas tomado de resíduos que se acumulam nas calçadas. A situação não é diferente no Norte e Sul da Ilha.

PUBLICIDADE

Não faz nenhum sentido uma cidade que mantém sua sobrevivência econômica exclusivamente no turismo permitir que chegasse a esse ponto. Florianópolis não tem indústrias, agricultura e pecuária. O que move os eixos econômicos do município, seus empresários e moradores é apenas o turismo.

Nesse contexto, permitir que a imundície tome conta das ruas é um tiro no pé. É um convite formal pra que todos os visitantes fujam da cidade e nunca mais voltem. É ferir a própria carne, fogo amigo, gol contra.

E nada tem sido capaz de interromper esse rompante que busca a terceirização a qualquer preço. Nem mesmo a Operação Presságio, que identificou corrupção na contratação de empresas de fundo de quintal, que simulavam coletar o lixo. Nem mesmo a vergonha de virar caso de polícia, que em breve trará condenações aos envolvidos. Nem mesmo o reconhecimento público de que a Comcap faria todo esse serviço com excelência.

SOS Mata Atlântica

O desmatamento da Mata Atlântica em Santa Catarina caiu 86% em 2023. As informações são do Atlas da Mata Atlântica, coordenado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Uma boa notícia em tempos difíceis de destruição ambiental e seus efeitos devastadores sobre todos nós.

Governador na mídia nacional

Nessa semana, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, foi destaque nas manchetes do Jornal O Globo, um dos poucos no país que segue com sua versão impressa, nas bancas e na casa dos assinantes. Se deve levar em consideração que O Globo, Folha de São Paulo e O Estadão já não tem mais o prestígio e admiração que tiveram até os anos 90. Nesse caso, Jorginho foi destaque negativo, por conta da propagação de fake News e desinformação.

Debate sobre a censura em Florianópolis

Em Florianópolis, o Plenarinho da Câmara Municipal vai sediar na terça-feira (28), a patir das 19h, um debate sobre a censura na Capital. Segundo os organizadores, a censura e o autoritarismo tomaram conta de Santa Catarina nos últimos anos.

O debate vai reunir alguns especialistas no assunto, e alguns personagens que sentiram na própria pele o peso da censura. Casos de constrangimento e perseguição ideológica no jornalismo, na cultura, na sala de aula e também na política.

Talvez a personagem principal nesse contexto será a jornalista catarinense Schirlei Alves, perseguida e condenada  pelo Judiciário após expor a atuação de um juiz no caso Mariana Ferrer.

Além dela, estarão no evento outros dois jornalsitas, Amanda Miranda e Leonel Camasão, além do articulador cultural Arthur Gomes, o advogado Lucas Mourão, a antropóloga Maria Elisa Máximo e o cineasta Thomas Dadam.

BYD/DVA em Florianópolis

Os carros elétricos enfim são uma realidade em todo o mundo. Objeto de culto no ideário popular há muitas décadas, os veículos movidos a eletricidade serão a part6ir de agora cada vez mais comuns no nosso cotidiano.

Em Florianópolis, foi inaugurada na noite de quinta-feira (23) a 100ª concessionária DVA do Brasil especializada em veículos chineses da fabricante BYD.

A nova concessionária tem uma localização privilegiada, na Avenida Beira-Mar Norte, na Agronômica. Audaciosa, a BYD pretende chegar à marca de 250 lojas no Brasil até o final do ano.  

Relacionadas