Região Grande Florianópolis

Eleição em São José terá esquerda unida pela primeira vez na história

Prazo final para as convenções municipais encerra em 5 de agosto

Autor
Eleição em São José terá esquerda unida pela primeira vez na história
Cinco candidatos confirmados em São José até o momento.

O prazo final para que partidos definam seus candidatos em todo o Brasil através de convenções municipais encerra no próximo dia 5 de agosto. Se em Florianópolis o quadro para a eleição de outubro parece se definir até o momento com sete candidatos à Prefeitura, em São José, quinta maior cidade de Santa Catarina, a novidade é a confirmação de que, pela primeira vez na história do município, os partidos de esquerda estarão unidos numa só chapa.

PUBLICIDADE

Num intervalo de 48 horas, uma reviravolta no cenário eleitoral josefense trouxe de volta o ex-vereador Antônio Battisti, de 67 anos, como candidato do PT. Battisti foi vereador por três mandatos, entre 2001 e 2012, assumindo também como suplente até 2016, ano em que concorreu a prefeito pela segunda vez. Sua primeira eleição majoritária foi em 1996. Há um mês, ele havia desistido de concorrer, por problemas de saúde, mas reconsiderou sua decisão.

Na contramão do que acontece em Florianópolis, onde as esquerdas estarão na disputa despedaçadas por suas vaidades, o  PSOL de São José definiu seu apoio à candidatura de Battisti, abrindo mão até mesmo de indicar o vice, vaga que deverá ficar mesmo com o PCdoB, com o jovem Jhonatan da Silva  Cardoso, de apenas 23 anos.

Eleição promete ser equilibrada

A presidente do PT de São José, professora Jumeri Zanetti, revelou com orgulho que a nominata do seu partido à Câmara Municipal nunca foi tão representativa como agora, com 8 mulheres e 8 homens, entre jovens e idosos, três mulheres negras e três candidaturas LGBTs.

Battisti reconsiderou sua decisão e voltou ao páreo na eleição. Foto: divulgação

O PSOL terá uma reunião interna neste domingo (27), quando vai definir uma data para a convenção que só vai formalizar seu posicionamento de apoio a Battisti. O PT fará sua convenção na quinta (1º), no Plenário da Câmara Municipal.

Se a união das esquerdas é a novidade da semana, as demais candidaturas só confirmaram o que já se sabia. O atual prefeito Orvino Ávila vai apostar na repetição da chapa que venceu em 2020, com Michel Schlemper de vice.

Adeliana ainda aguarda a definição sobre seu vice na eleição. Foto: divulgação

A engenheira Adeliana Dal Pont concorre em busca de seu terceiro mandato, mas ainda não tem definido quem será seu vice na chapa, que tem apoio do governador Jorginho Mello.

Vanessa Mills será a candidata pelo NOVO, com o professor Victor Souza, empresário de 49 anos, como vice. Vanessa é formada em processos gerenciais, especializada em parapsicologia científica e em inovação e empreeendorismo para startups. Ttambém é palestrante, treinadora, mentora e escritora.

Vanessa Mills e Victor Souza formam a chapa pura do Novo e, São José. Foto: divulgação

O PODEMOS também fará sua convenção na quinta-feira (1º), confirmando o nome do ex-vereador e ex-secretário municipal Moacir da Silva como candidato. Moacir, que conta com o apoio dos deputados Paulinha Silva e Camilo Martins, disputa sua segunda eleição seguida. Em 2020, ficou em terceiro lugar, com 12% dos votos válidos. O PDT é o mais forte candidato a indicar o vice na chapa com Moacir, mas outras legendas seguem em conversas sigilosas com o Podemos, podendo haver surpresas até a convenção.

Podemos, de Moacir Silva, ainda faz mistério sobre a definição do vice. Foto: divulgação

Estudo aprofundado

Jornalista Amanda Miranda, radicada em Florianópolis, anunciou nas suas redes sociais que pretende postar um estudo sobre os motivos de Florianópolis não contar nestas eleições com uma frente ampla da esquerda para enfrentar o bolsonarismo. Amanda conversou com dezenas de fontes, e recuperou histórias macabras de 1992 até 2022.

Futebol nos Joguinhos

Ninguém na mídia quis comantar, tentaram varrer para baixo do tapete… Mas o sub 18 do Figueirense, que representou São José nos Joghuinhos Abertos de Santa Catarina, em Caçador, até fez bonito em campo, e chegou na final… mas foi eliminado por usar um atleta irregular. Joinville foi campeão e o Team Florianópolis, representado por um projeto social do Norte da Ilha, ficou num honroso 5º lugar. Por que moltivo o Figueira disputa por São José? Vai saber…

Relacionadas