Região Grande Florianópolis

A bizarra comédia das eleições, com candidatos que não têm nenhuma graça

O ambientalismo em Palhoça e a cooperação aos imigrantes em São José

Autor
A bizarra comédia das eleições, com candidatos que não têm nenhuma graça

A propaganda eleitoral gratuita nas eleições sempre revela personagens insólitos que mais divertem do que esclarecem seja o que for. Nesse ano não é diferente. Em Florianópolis, o comédia da vez é o “Millei de Floripa”, com direito a cosplay caracterizado.

PUBLICIDADE

Ele desfila em carro conversível plotado com a bandeira da Argentina, rodeado de seguranças. Talvez conte com os votos dos argentinos que chegam na Ilha e por aqui permanecem pra sempre. Mas estrangeiros não têm direito a voto, pela regra do jogo.

Outro doidivanas se intitula “estadista”, sendo que jamais governou nenhum Estado. Só falta alguem pra gritar: “O Rei está nu”.

E quem entendeu aquela máxima “Vc pode não gostar, mas na verdade vc gosta”? Clássico do existencialismo. O marqueteiro de eleições que inventou essa é um gênio, que sabe o quanto somos todos sugestionáveis. Só faltou balançar o relógio pra hipnotizar o leitor. Fica a dica.

E teve outro que jurou defender a “sustabilidade”, seja lá o que for isso. Certamente nem sabe do que se trata quando lê, no teleprompter, “sustentabilidade”.

Em Palhoça, as eleições tm o vereador profissional, que mantém seu mandato há 48 anos, recorde brasileiro. Confessa que nunca teve outra profissão, mas poderia trabalhar como coach, ensinando discípulos a se perpetuar no Legislativo.

Mas o que não tem nenhuma graça é ver criminosos do 8 de janeiro concorrendo a vereador. Em Blumenau, um pastor de araque, preso após participar da depredação em Brasília, foi solto pouco depois, mas aguarda pelo julgamento, onde certamente será condenado, como tem sido com todos seus amigos patriotas.

Em Florianópolis, um dos envolvidos no escândalo da Presságio, também surge como candidato, Eles apostam na desinformação, e na esperança de continuarem seus legados de corrupção e enriquecimento ilícito.

Eleições e Cooperação aos Imigrantes

Em São José, será fundada na terça-feira (17) a Associação Brasileira de Cooperação aos Imigrantes (ABCIM). Será a partir das 19h, na Avenida Lédio João Martins, número 554, sala 202, bairro Kobrasol.

A pauta principal da reunião inclui três pontos importantes para a formalização da entidade: a discussão e aprovação do Estatuto Social, a constituição e fundação definitiva da associação, além da eleição e posse dos membros efetivos que irão compor a diretoria. Pode participar qualquer pessoa interessada na criação a ABCIM.

Ambientalistas de Palhoça

Palhoça sedia nodia 28 de setembro um seminário da Juventude Ambientalista, evento que terá diversas mesas temáticas abrangendo vários temas importantes. O encontro será na sede da Associação de Moradores do Brejaru.

Através do Projeto Reflorestar para o Futuro, serão distribuídas 500 mudas de árvores nativas nas aldeias Indígenas e ocupações de Palhoça.

No encerramento, haverá uma batalha de hip hop com artistas alternativos locais.

Uma das mesas de discussão terá como tema a História Indígena e Arqueologia em Palhoça, com a participação da Cacique da Aldeia Yakã Porã, a belíssima Eliara Antunes. E também com Vilmone Wera, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSC e Willian Welter, etudante de Licenciatura em História na UFSC.

 Outro debate importante será sobre os movimentos sociais, ocupações e combate às opressões, com Jussara Lima, da União de Negros e Negras Pela Igualdade e Rui Fernando, do Movimento Dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Também estarão presentes Anastacia Rossi, coordenadora ceral da Juventude Ambientalista; Filipe Bezerra, da Ocupação Carlos Marighella e Mile Augusto, da União Catarinense de Estudantes e União da Juventude Socialista.

Relacionadas