
Um avião da Azerbaijan Airlines caiu na manhã desta quarta-feira, 25, em Aktau, no Cazaquistão, região central da Ásia. A aeronave levava 67 pessoas a bordo, incluindo 62 passageiros e cinco tripulantes. O governo local informou que pelo menos 42 pessoas morreram e 25 sobreviveram, sendo que 22 delas já foram levadas para hospitais.
Cerca de 50 socorristas trabalham no local da queda, combatendo o incêndio causado pela explosão e prestando atendimento aos sobreviventes.
A companhia aérea confirmou o número total de pessoas a bordo por meio de uma nota publicada no Instagram. Entre os passageiros, estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão, bem como, 16 russos. A companhia também esclareceu que não havia crianças a bordo.
Vídeos impressionantes que circulam nas redes sociais mostram o avião dando voltas no ar com o trem de pouso aberto enquanto perdia altitude. Em seguida, a aeronave bateu de barriga no solo e explodiu.
Acompanhe o momento da queda da aeronave:
Além disso, a Azerbaijan Airlines informou que os sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial e que mantém contato com as autoridades cazaques.
O avião, um Embraer 190 de matrícula J2-8243, foi fabricado no Brasil. De acordo com as informações oficiais, ele partiu de Baku, capital do Azerbaijão, com destino a Grósnia, na Rússia. O modelo Embraer 190 pode transportar de 96 a 114 pessoas, incluindo passageiros e tripulantes.