Região Mundo

Igreja inicia luto de nove dias após sepultamento do Papa Francisco

Conclave deve iniciar após cinco de maio

Autor
Igreja inicia luto de nove dias após sepultamento do Papa Francisco
Foto: Divulgação / Vaticano News

A Igreja Católica se despediu oficialmente do Papa Francisco neste sábado (26), durante uma cerimônia privada na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. O pontífice, que faleceu na última semana, tornou-se o primeiro papa em mais de um século a ser sepultado fora dos muros do Vaticano. Agora, inicia um período de nove dias de luto antes da escolha de seu sucessor.

PUBLICIDADE

O funeral mobilizou a cidade de Roma. Além disso, antes do sepultamento, o caixão com o corpo de Francisco percorreu as ruas da capital italiana, acompanhado por cerca de 150 mil pessoas. Fiéis e autoridades acompanharam o cortejo até a chegada à basílica.

Desde as 7h (horário local, 2h de Brasília) deste domingo (27), os fiéis puderam visitar o túmulo do Papa Francisco, aberto à visitação pública. Às 16h (horário local, 11h de Brasília), o Colégio dos Cardeais celebram uma missa no local, marcando o início oficial do período de luto na Igreja Católica.

Papa Francisco é sepultado em Roma
Foto: Divulgação / Vaticano News

Papa Francisco pediu sepultamento simples em testamento

Em testamento datado de 29 de julho de 2022, o Papa Francisco manifestou o desejo de ser sepultado de forma discreta. O documento registra a vontade de descansar na Basílica de Santa Maria Maggiore, em um túmulo simples, escavado no solo, sem ornamentos e identificado apenas com a inscrição “Franciscus”.

Francisco também deixou uma mensagem final, oferecendo “ao Senhor o sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos”. No texto, reafirmou sua devoção à Mãe de Jesus, pedindo, dessa forma, que seus restos mortais repousassem no templo dedicado a Santa Maria.

Localizada no alto de uma das sete colinas históricas de Roma, a Basílica de Santa Maria Maggiore é uma das quatro basílicas papais e abriga o campanário mais alto da capital italiana, com 75 metros.

Igreja Católica entra em luto e conclave deve ocorrer após 5 de maio

Com o sepultamento de Francisco, a Igreja Católica deu início neste sábado (26) ao tradicional período de nove dias de luto. Somente após esse rito, portanto, o Vaticano poderá convocar oficialmente o conclave — assembleia que elegerá o próximo papa.

O Colégio dos Cardeais, atualmente composto por 252 religiosos, será responsável pela escolha. Contudo, apenas 135 cardeais com menos de 80 anos terão direito a voto. Para eleger o novo pontífice, o conclave exige que o candidato obtenha ao menos dois terços dos votos.

Entre os cardeais eleitores, sete são brasileiros:

  • João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília
  • Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo
  • Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus
  • Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro
  • Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador
  • Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB
  • Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília

O conclave acontecerá na Capela Sistina, no Vaticano, e pode começar antes do prazo tradicional de 15 dias, conforme prevê decreto promulgado pelo Papa Bento XVI, que autorizou a antecipação ou o adiamento do processo, de acordo com a decisão do Colégio dos Cardeais.

Relacionadas