Uma moradora do Alto Vale do Itajaí, que caiu no golpe do falso boleto há 2 anos, será indenizada pelo banco. O fato ocorreu em Ituporanga, no dia 4 de abril de 2021. Buscando quitar o financiamento do carro, a mulher perdeu mais de R$ 26 mil.
A vítima acessou o site do banco, informou o número de telefone e foi direcionada a uma conversa por meio do aplicativo WhatsApp. Por ali, passou a negociar com uma pessoa que seria a representante da empresa financiadora do veículo, que lhe propôs a quitação no valor de R$ 26.698,34.
A proposta foi aceita e a parcela paga. No entanto, a mulher continuou a receber ligações de cobrança da assessoria jurídica do banco e só então percebeu que havia caído num golpe: o boleto era falso. Foi quando ela resolveu ingressar na Justiça.
Processo judicial
O processo foi movido contra o banco e contra a empresa especializada no financiamento. Os dois alegaram que culpa era exclusiva da mulher por ter agido com falta de zelo e diligência ao não conferir o beneficiário antes da finalização do pagamento.
O juiz, porém, determinou que ambas, de forma solidária, pagassem a quantia de R$ 26.698,34, com juros e correção monetária. Houve recurso ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Florianópolis, que manteve a sentença de forma unânime.