Região Brasil

Ministério da Saúde cria aplicativo para facilitar doações de sangue

Plataforma Hemovida é integrada ao app ConectSUS

Ministério da Saúde cria aplicativo para facilitar doações de sangue
Foto: Divulgação / Tomaz Silva / Agência Brasil

O Ministério da Saúde criou uma plataforma, integrada ao aplicativo ConecteSUS, que pode reforçar os estoques de sangue dos hemocentros e facilitar a ação voluntária de doadores. Por meio do miniapp Hemovida, poderá ser obtida a carteira virtual do doador que terá informações de saúde, tipo sanguíneo e a data da última doação.

PUBLICIDADE

Além disso, o aplicativa servirá para o doador como um registro pessoal e útil em situações de emergência, com histórico completo de doações, incluindo as realizadas, canceladas e agendadas e ainda pode optar por fazer autodeclaração de doação de sangue para manter um registro do compromisso com a causa. O doador poderá, ainda, a localizar a rede de saúde mais próxima, para identificar onde doar e receber informações sobre os serviços disponíveis em cada unidade.

De acordo com o ministério, o Hemovida vai facilitar a captação de doadores e conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques de sangue em níveis seguros. O miniapp estará disponível para download nas principais lojas de aplicativos, a partir desta segunda-feira (27). O anúncio de criação da plataforma foi feito no sábado (25), Dia Nacional do Doador de Sangue.

O Ministério da Saúde vê a plataforma gratuita como uma ponte entre os hemocentros da rede pública de saúde e os possíveis doadores. “O aplicativo desempenha um importante papel na disseminação de informações sobre a doação de sangue e campanhas em andamento”, diz a pasta. No Hemovida, os doadores também poderão convidar amigos e familiares, compartilhar experiências nas redes sociais e incentivar outras pessoas a se tornarem doadoras.

O aplicativo ainda vai trazer informações detalhadas sobre como e quem pode doar, além dos cuidados necessários no dia da doação. Quem quiser se cadastrar no ConecteSUS Cidadão precisa baixar o aplicativo nas lojas Android ou iOS, ou por meio do site do ConectSUS. O login no app é feito pelo acesso único do Governo Federal.

Relacionadas