Cerca de 180 empresas do setor de telemarketing, a maioria ligada a bancos e instituições financeiras, tiveram suas atividades suspensas a partir dessa segunda-feira (18). A ação é do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, que determinou a suspensão por tempo indeterminado. Já serviços do gênero que atuam com telemarketing receptivo/passivo e as que atuam com cobranças ou doações seguem liberados.
O ministério considerou abusivo o serviço da empresas enquadradas que visam o contato com o cliente para oferta de produtos ou serviços sem o prévio consentimento do consumidor. A regra imposta diz que os possíveis clientes só podem ser abordados por telefone se manifestarem expressamente interesse em algum produto oferecido.
A decisão prevê multa diária de R$ 1.000 às empresas que descumprirem a regra. A Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), que representa o setor, afirmou surpresa e preocupação com a medida, que pode repercutir em desemprego a milhares de trabalhadores. A ABT ainda informou que vai buscar um entendimento com o Ministério.