Mesmo com as chuvas dando um tempo nos últimos dois dias em toda Santa Catarina, o número de pessoas desabrigadas em decorrênca dos alagamentos no estado subiu para 27.479. Todos seguem acolhidos em 160 abrigos que permanecem ativos em 71 municípios. Os dados são do novo relatório da Defesa Civil catarinense, divulgado na manhã desta quarta-feira (18).
De acordo com a atualização dos números, a quantidade de cidades atingidas se mantém nas 149, desde que as chuvas iniciaram na quarta-feira (4). Destes, 133 municípios decretaram situação de emergência sendo que Rio do Sul e Taió, ambos na região de Blumenau, decretaram calamidade pública. Entre as cidades atingidas, 26 receberam os 92.324 itens de assistência humanitária enviados pelo Governo do Estado.
Ainda nesta quarta (18), os serviços de meteorologia emitiram um novo Aviso Meteorológico indicando temporais e chuva intensa para a quinta-feira (19), principalmente entre o Oeste e o Meio-Oeste. Em algumas regiões, pode ocorrer inclusive destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas, onde a previsão é de que os acumulados de chuva ocorram entre 40 e 60 mm.
Na região Oeste, a chuva retornou mais cedo, volando a cair no amanhecer desta quarta (18), em forma de pancadas, situação que deve permanecer ao longo do dia e à noite.