Região Grande Florianópolis

Medo de avião? Florianópolis está entre rotas mais turbulentas

Floripa Airport é o terceiro aeroporto mais turbulento do continente

Medo de avião? Florianópolis está entre rotas mais turbulentas
Foto: divulgação

Um levantamento feito pela plataforma de monitoramento e previsão de turbulências turbli.com apontou que Florianópolis está entre as rotas em que aeronaves mais enfrentam turbulências em toda a América do Sul. A pesquisa analisou dados de mais de 150 mil voos de curta e longa distância ao redor do globo durante todo o ano de 2023.

PUBLICIDADE

Além da capital Catarinense, também aparecem com alta incidência de turbulências no Brasil os voos que envolvem São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com a Agência Nacional de Aviação do Brasil, turbulência é o movimento irregular do fluxo de ar, uma forte corrente de vento que pode acarretar agitações ascendentes e descendentes sobre uma aeronave durante um voo.

Como referência para classificar a gravidade dos eventos meteorológicos experimentados nos voos, a plataforma utilizou “níveis de dissipação de ventos e redemoinhos” (EDR, em inglês). O parâmetro avalia a intensidade da turbulência em um ponto que, na escala de 0 a 20 foi considerada leve; 20 a 40 seria moderada; de 40 a 80 seria severa; e de 80 a 100, extrema.

O continente sul-americano tem a rota mais turbulenta de todo o mundo, de acordo com dados do Turbli: o percurso de 1.905 km entre Santiago, no Chile, ao Aeroporto Internacional Viru Viru em Santa Cruz, na Bolívia, tem média de EDR de 17,5. Santiago ainda tem o aeroporto com mais rotas turbulentas do mundo, segundo o estudo.

Rotas turbulentas do Brasil

Estas foram as rotas mais turbulentas com destino ou chegada no Brasil, considerando apenas voos na América do Sul:

1. De Florianópolis (FLN) a Santiago (SCL), no Chile

Distância: 2.220 km (EDR: 15,307)

2. De Florianópolis (FLN) a Ciudad de la Costa (MVD), no Uruguai

Distância: 1.066 km (EDR: 15,224)

3. De Buenos Aires (EZE), na Argentina, a Florianópolis (FLN)

Distância: 1.236 km (EDR: 15,076)

4. De São Paulo (GRU) a Santiago (SCL), no Chile

Distância: 2.617 km (EDR: 14,892)

5. De São Paulo (GRU) a Ciudad de la Costa (MVD)

Distância: 1.567 km (EDR: 14,85)

6. De Rio De Janeiro (GIG) a Santiago (SCL)

Distância: 2.937 km (EDR: 14,791)

Aeroportos mais turbulentos

Aparecendo por três vezes entre as rotas mais turbulentas da América do Sul, Florianópolis tem também o terceiro aeroporto mais turbulento do continente. No entanto, as cidades brasileiras não aparecem na lista mundial, com terminais que enfrentam eventos mais extremos que os nossos.

Relacionadas