Região Grande Florianópolis

Matrículas para escolas estaduais têm novo período a partir de segunda-feira

Ao todo, são esperados até 58 mil pedidos de matrículas.

Matrículas para escolas estaduais têm novo período a partir de segunda-feira
Instituto de Educação, em Florianópolis, maior escola estadual de SC. Foto: Cristiano Andujar / divulgação

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) disponibilizou junto da Secretaria de Estado da Educação um site onde os pais e responsáveis podem inscrever os alunos para o ano letivo de 2024 na rede estadual de ensino. As inscrições estão sendo feitas modo exclusivamente online. O objetivo, de acordo com a Pasta é proporcionar maior agilidade ao processo de matrícula e evitar as longas filas em frente às escolas.

PUBLICIDADE

A plataforma conta com um visual intuitivo e com respostas às dúvidas mais frequentes. Esse segundo período de matrículas começa nesta segunda-feira (11) e segue até quarta (13), dedicado às vagas remanescentes, que serão definidas por sorteio. Ao todo, são esperados até 58 mil pedidos de matrículas.

Segundo Moema Luz Cargnin, coordenadora do Departamento de Soluções para Educação do CIASC, um dos diferenciais deste ano é a experiência do usuário na nova plataforma (UX – do inglês user experience), ferramenta que tem agradado os usuários devido ao design mais limpo, simpático, e intuitivo.

“Com essa repaginada no site nós recebemos na primeira fase das matrículas, em novembro, muitos elogios e poucos chamados de dúvidas, justamente por estar tudo bem explicado e claro. Isso gera um ganho enorme para as equipes que trabalham diretamente com as matrículas e agiliza o trabalho dos pais e responsáveis. No fim, todos ganham”, comentou Moema.

Documentos

O procedimento de matrícula é dividido em duas etapas. A primeira é a pré-matrícula, feita na plataforma online, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo. A segunda é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga, não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola.

O período para a entrega das documentações nas escolas, após a matrícula via site, é de 11 a 15 de dezembro, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade de ensino.

Os pais ou responsáveis que não possuem acesso à rede de computadores ou outros meios eletrônicos, podem proceder a matrícula diretamente nas escolas. Em ambos os casos, online ou presencial, é preciso apresentar os seguintes documentos:

– Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento do estudante

– Cópia da Carteira de Identidade do estudante

– Cópia do CPF do estudante

– Cópia do CPF do responsável

– Cópia do comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável (Água, Luz, Condomínio, Telefone, Contrato de locação)

– Comprovante de vacinação

– Ficha de Matrícula Assinada (formulário do site: matriculaonline.sed.sc.gov.br)

– Atestado de frequência e/ou boletim atual

– Histórico escolar original e cópia (pode ser apresentado até 30 dias após o início do ano letivo)

Relacionadas