Região Brasil

Marília Mendonça, Gaby Amarantos e Tiago Iorc vencem Grammy Latino

O destaque foi o prêmio póstumo da Rainha da Sofrência

Marília Mendonça, Gaby Amarantos e Tiago Iorc vencem Grammy Latino
Foto: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (16), foi celebrado o Grammy Latino em uma cerimônia na Espanha, premiando cantores e artistas da América Latina. Entre os vencedores estão Gaby Amarantos, Tiago Iorc e Marília Mendonça.

PUBLICIDADE

A premiação, é uma das mais importantes do cenário musical e tem categorias específicas para trabalhos em língua portuguesa. O destaque foi o prêmio póstumo à cantora Marília Mendonça na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, por Decretos Reais, lançado em maio deste ano. A artista, conhecida como a Rainha da Sofrência, morreu no dia 5 novembro de 2021 após um acidente de avião.

Não é e nunca será a mesma coisa sem você aqui, sabemos quanto você estava focada em buscar esse Grammy e fazer seu tão sonhado discurso em espanhol. Discurso que seria um fomento a união latino-americana através da música, das artes e do respeito. Que só a arte poderia romper as barreiras que a diferença das línguas promove. E temos esperança que o seu legado inspire novos talentos a brilhar e superar as dificuldades”, diz a homenagem feita pela equipe da cantora nas redes sociais.

Gaby Amarantos ganhou na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com Tecnoshow, que mistura ritmos brega e eletrônico. Esta foi a terceira indicação da cantora. Ela dedicou o prêmio às mulheres negras, da Amazônia e da periferia. “Eu sou uma artista da Amazônia, da Floresta Amazônica do Brasil, e faço música da periferia negra de Belém do Pará. Quero agradecer, sou uma artista independente. Estou há 20 anos trabalhando com esse estilo. Recebo com muita honra, alegria esse prêmio reconhecendo a música como música de raízes brasileira. Viva o tecnobrega!”, disse.

O cantor Tiago Iorc venceu na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa, com Tudo o que a Fé pode Tocar, em parceria com Duda Rodrigues. Além destes, outros cinco brasileiros foram premiados: Xênia França, Martilho da Vila, João Donato, Eli Soares e a banda Planet Hemp, que levou dois prêmios.

Relacionadas