Região Santa Catarina

Lista de espera em UTIs é divulgada em tempo real no Estado

A divulgação inicia a partir desta quinta-feira (21)

Lista de espera em UTIs é divulgada em tempo real no Estado

O governo do Estado assumiu o compromisso de divulgar em tempo real o número de pacientes que esperam vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Santa Catarina já registrou, em apenas um mês, dois óbitos de crianças que esperavam por leitos.

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (20), a medida de divulgação foi aceita em audiência entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o governo de Santa Catarina. Mesmo com a crise na saúde, o Estado poderia ser multado caso não disponibilizasse leitos de UTIs para adolescente e crianças em no máximo 12 horas a partir do pedido do médico. A deliberação foi preservada na reunião, dirigida pela juíza da Vara da Infância e Juventude de Florianópolis, Brigitte Remor de Souza May. 

Santa Catarina ainda tem sete dias para aumentar no sistema a ocupação dos leitos ativos de UTI pediátricos, neonatais da rede privada e pública e de enfermaria, com as informações por região e hospital.

O governo do Estado de Santa Catarina chegou a solicitar que a ação judicial fosse suspensa, porém o pedido não foi atendido.