Mensagem do deputado estadual Ivan Naatz (PL), após a informação que divulguei sobre as conversas do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), com o governador Jorginho Mello (PL) e com o futuro chefe da Casa Civil, Filipe Mello, visando uma aproximação com o PL:
“Durante todos esses anos, o Mário Hildebrandt não construiu parceria com ninguém. Eu, Alba e Ismael colocamos mais de R$ 20 milhões em emendas na conta do Mário e ele não olhou pra gente. O Napoleão deixou a prefeitura pra ele e na eleição ele sequer foi recebido pelo Mário. O Mário é o fim em si mesmo, por isso sequer tem sucessor a apresentar. Enquanto eu estiver no PL, enquanto eu for o presidente, nem Mário e nem qualquer pessoa ligada ao grupo político dele vai ser recebida no PL. E nem adianta procurar a capital. Blumenau tem partido e tem deputado”, escreveu Naatz.
Em falar
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), até foi ao evento do Progressistas, mas não se filiou ao partido como era esperado por algumas lideranças. No evento organizado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Almir Vieira, que também comanda o partido no município, foram feitas filiações de lideranças locais.
O ponto alto foi a confirmação do nome de Vieira para a majoritária em Blumenau. Nos bastidores, ele conversa com o PL sobre uma possível aliança. Conforme já divulguei, não é descartada uma chapa com a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, na cabeça e Almir Vieira de vice. A vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB) também prestigiou o evento.
Emedebista no PL
O governador Jorginho Mello (PL) levou mais um emedebista para o seu partido. Ele jantou na casa do empresário Leandro Sorgatto, em Chapecó, quando foi batido o martelo da filiação de Sorgatto ao Partido Liberal. Ele é filho do ex-deputado estadual Gelson Sorgatto (MDB).
Alcatraz
Em relatório final, a Controladoria Geral de Santa Catarina e a Corregedoria Geral do Estado, através da Gerência de Responsabilização de Agentes Públicos, isentaram de qualquer responsabilidade em relação às denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Alcatraz cinco servidores: Luiz Hessmann, Fábio Lunardi Farias, Renato Deggau e Danilo Pereira.
Diz a decisão: “Diante das conclusões apresentadas neste Relatório, e especialmente devido à falta de provas relacionadas à comprovação da obtenção de vantagens indevidas, esta CPAD opta por não sugerir a indiciação de RENATO DEGGAU, DANILO PEREIRA, FABIO LUNARDI FARIAS e LUIZ ADEMIR HESSMANN, e sugere o arquivamento do processo”.
E agora?
Vale lembrar que essas pessoas foram presas. Agora, se a própria Controladoria Geral de Santa Catarina e a Corregedoria Geral, que zelam pelos interesses do Estado e teriam o máximo interesse em apontar qualquer crime que tivesse ocorrido, afirmam que não há provas de que esses servidores tiveram qualquer vantagem indevida, quem pagará essa conta? Quem arcará com todo o prejuízo moral, sobretudo esse, mas também profissional, financeiro, psicológico, entre outros danos causados a essas pessoas? Quem pagará pelo constrangimento sofrido pelas famílias? É algo a se pensar.
Vice assume
Hoje, o vice-prefeito de Tijucas, Sérgio Cardoso (PSD), se licenciará por 30 dias para dar lugar ao seu vice, Eloi Rocha (PSD), que será o candidato à sucessão.
De olho em 2024
A deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos) se prepara para o projeto de se eleger em 2024 para a Câmara dos Deputados. A parlamentar entende que há muitas lideranças de seu partido pedindo espaço. Paulinha também acredita que, em Brasília, poderá atuar pelas pautas de Santa Catarina junto ao Governo Federal. A parlamentar não esconde que sonha com a majoritária estadual.
Vice da Unale
O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) foi eleito vice-presidente da Região Sul da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Foi durante a escolha da nova diretoria que aconteceu na finalização da 26ª Conferência Nacional da Unale, realizada na semana passada em Fortaleza. Minotto representará Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O deputado cearense Sérgio Aguiar foi eleito o novo presidente da Unale para o mandato 2024.
Prefeito absolvido
O ex-prefeito de Pinheiro Preto, Euzébio Vieceli, foi absolvido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina em duas ações movidas pelo Ministério Público. A primeira foi pela acusação de fraude em licitação quando da implementação do programa de melhoria contínua do desempenho da Administração Municipal.
No outro processo, o MP acusava o ex-prefeito e sua família de acréscimo patrimonial indevido no decorrer do exercício do mandato. O TJ absolveu o prefeito das condenações em primeira instância. Vieceli teve na sua defesa os advogados Alessandro Abreu e Luiz Magno, sócios da Menezes Niebuhr.
Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.