Região Joinville / Jaraguá

Jaraguá do Sul recebe pela terceira vez o Prêmio Cidades Excelentes

Prefeitos e representantes municípios de todo o estado participaram da cerimônia

Jaraguá do Sul recebe pela terceira vez o Prêmio Cidades Excelentes
Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Pela terceira vez seguida (2021 e 2022), Jaraguá do Sul foi o grande destaque da premiação promovida pelo Grupo Bandeirantes e GBV, que levou em conta dados de governança do Instituto Aquila. Os municípios de Santa Catarina com as melhores práticas de gestão pública foram reconhecidos na noite dessa segunda-feira (13) com o Prêmio Band Cidades Excelentes, do Instituto Aquila, Grupo Bandeirantes e Grupo Barriga Verde.  Prefeitos e representantes municípios de todo o estado participaram da cerimônia em Florianópolis. Confira abaixo os municípios vencedores de cada categoria.

PUBLICIDADE

O prefeito José Jair Franzner foi representado pelo Chefe de Gabinete João Berti, que destacou como o município possui um dos índices de governança mais altos do país. “É uma cidade bem gerida, que tem uma população engajada em atividades sociais e solidárias do dia a dia. É difícil encontrar um jaraguaense que não participe de forma voluntária de alguma atividade ou entidade social, o que é reflexo de sua administração, o que reflete na estrutura, na mobilidade, na saúde e na educação do município, que é a terceira melhor do país”, afirmou. Berti estava acompanhado do presidente do Samae, Onésimo José Sell, e do diretor de Tecnologia da Informação, Márcio Manoel da Silveira.

Os outros dois municípios finalistas do Prêmio Principal da categoria foram Brusque e Criciúma. Jaraguá do Sul foi também o vencedor nos pilares Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Educação e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Entre os municípios de 30 mil a 100 mil habitantes, o vencedor do Prêmio Principal foi Timbó. O município de Luzerna foi o vencedor do Prêmio Principal na categoria de menos de 30 mil habitantes.

Critérios da premiação
A premiação levou em conta os seis pilares observados pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA): Eficiência Fiscal, Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade, Desenvolvimento e Sustentabilidade, além de uma categoria geral final que premiou os melhores municípios. As cidades que se inscreveram na premiação foram divididas entre as categorias de população abaixo de 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes, e municípios acima de 100 mil habitantes.

O Prêmio Cidades Excelentes acontece em diversos estados, e os municípios vencedores de cada um dos pilares na etapa estadual terão a oportunidade de representar seus estados na etapa nacional, que será em Brasília, no dia 11 de dezembro de 2023.