Região Balneário / Itajaí

Itajaí: Defesa Civil mantém alerta para risco de inundações graduais nesta sexta

A Defesa Civil segue monitorando o nível do rio Itajaí-Mirim

Itajaí: Defesa Civil mantém alerta para risco de inundações graduais nesta sexta
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí

A Defesa Civil de Itajaí realiza o monitoramento constante das condições climáticas e mantém em alerta os moradores de áreas mais baixas e ribeirinhas da cidade para a possibilidade de inundações graduais nesta sexta-feira (17). O grande volume de chuva registrado na bacia do rio Itajaí-Açu provocou a elevação do nível do rio em Blumenau, que chegou a 9,10m às 8h desta sexta (17).

PUBLICIDADE

O nível elevado aumenta o risco para inundações associadas à maré astronômica prevista para a cidade entre 10h30 e 12h30. Durante a madrugada não foram registradas ocorrências relacionadas ao rio Itajaí-Mirim que atingiu o pico de 7,60m em Brusque. Nesta manhã, o rio estava em 6,29m, às 8h. Nas últimas 24 horas choveu aproximadamente 40 milímetros em Itajaí.

Os moradores que residem em áreas próximas ao rio Itajaí-Açú, como Murta e parte baixa de Cordeiros, devem ficar atentos a possíveis inundações graduais. O risco também é alto para deslizamentos em áreas de encosta da cidade, devido ao solo estar encharcado. A Defesa Civil segue monitorando o nível do rio Itajaí-Mirim e os moradores de áreas próximas devem ficar atentos a possíveis ocorrências.

A previsão mantém a condição de chuva frequente e volumosa até sábado (18) no Vale do Itajaí e Litoral Norte de Santa Catarina. Há risco de temporais, vento forte, alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações. No período, são esperados acumulados de chuva entre 100 e 150 milímetros para o Litoral Norte e a região de Itajaí.