Verão: saiba como se prevenir ao comprar um imóvel no litoral
Primeiro passo é verificar a idoneidade de quem está vendendo o imóvel
Região Mundo
O complexo terá 530 mil metros quadrados em seu ambiente interno
As obras do maior prédio do mundo, em Jeddah, segunda maior cidade do país, serão retomadas pelo governo da Arábia Saudita. Diversas empresas já foram convidadas para participar da licitação que prevê a finalização da construção da Torre de Jeddah, que deverá ter, pelo menos, um quilômetro de altura.
O prédio terá um formato triangular, com aerodinâmica projetada para suportar grandes ventos. Os detalhes arquitetônicos foram pensados para imitar folhas dobradas de uma planta do deserto. A execução do projeto foi iniciada há cerca de 10 anos e interrompida em janeiro de 2018, por conta de problemas legais envolvendo o nome do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.
Ainda conforme as informações publicadas no país do sudoeste asiático, não há uma previsão oficial do custo para a finalização das obras, que inicialmente foram orçadas em cerca de 1,2 bilhão de dólares, o que representa um montante de quase R$ 6 bilhões. Também não há informações de data para a finalização dos trabalhos.
O arranha-céu saudita vai superar o Burj Khalifa, de Dubai que, com 828 metros, atualmente é o mais alto do mundo. A Jeddah Tower terá mais de três vezes a altura da Torre Eiffel, em Paris, na França; e será duas vezes mais alta que o Empire State Building, em Nova York, nos Estados Unidos.
O complexo terá 530 mil metros quadrados em seu ambiente interno que, entre outros, vai abrigar hotel, escritórios, apartamentos de luxo e observatório. Serão instalados na torre 59 elevadores de alta velocidade. Para sustentar a gigantesca estrutura foi executado um sistema de fundação maciça, com 270 super estacas perfuradas a profundidades que ultrapassam 100 metros.